O vice-prefeito de Santo André Luiz Zacarias confirmou a pré-candidatura a prefeito da cidade pelo PL. O postulante ao Executivo reuniu a imprensa na segunda-feira (11) e declarou que será candidato ao cargo mesmo com a confirmação de que não receberá o apoio de Paulo Serra, atual prefeito, no pleito de outubro.
As declarações foram dadas ao lado do presidente estadual da sigla, Tadeu Candelária, que chancelou a candidatura de Zacarias com total apoio da sigla.
De acordo com o vice-prefeito, Serra descumpriu o acordo que havia feito com ele antes das eleições de 2016. Segundo a versão de Zacarias, na ocasião ficou definido que, em caso de vitória eleitoral, Zacarias seria o nome indicado para seguir o trabalho do grupo governista.
Após duas gestões do tucano em Santo André, Zacarias esperava receber o apoio do prefeito, o que não ocorrerá. Essa informação foi confirmada pelo próprio vice-prefeito, que revelou que teve uma conversa com Serra semanas atrás para tratar do assunto. Na conversa, Serra negou o apoio a Zacarias, que chegou a ser o vereador mais votado da cidade em 2008.
O vice-prefeito não escondeu a frustação: “Eu tinha praticamente certeza que seria o candidato do governo. Esperei todo esse período com humildade e gostaria de dar sequência à gestão, mas o Paulinho não cumpriu o acordo”.
O nome que receberá as bênçãos de Paulinho ainda é incerto. Gilvan Junior, secretário de Saúde, Almir Cicote, secretário de Educação, e Leandro Petrin, nome próximo ao prefeito, estão entre os mais cotados.
Apoio de Bolsonaro
Agora, sem o apoio do prefeito, Zacarias apoia-se na força do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, para o sucesso de seu projeto. “Estive com o Waldemar (da Costa Neto, presidente nacional) que garantiu apoio à minha candidatura. Também terei o apoio de Bolsonaro e da Michele”, garante.