O mercado de craft beer (cervejas artesanais) no Brasil está em constante evolução, segundo levantamento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, consolidando o país como o terceiro maior produtor da bebida do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e da China. A mais recente edição do Anuário da Cerveja mostra que o setor cervejeiro cresceu 11,6% em 2022, com a abertura de 180 novos estabelecimentos.
Na rede de supermercados Coop, essa tendência é confirmada e as vendas do segmento de craft beer têm crescido mensalmente na ordem de 12%. Em 2023, foi registrada alta de 19%, em comparação ao ano anterior. “Hoje, a categoria de cervejas especiais da Coop envolve 139 rótulos de importantes indústrias, como Ambev, Heineken, Casa Flora, Interfood, Petrópolis, Madalena e Alcapone”, explica Diego Machado, da área comercial.
Como forma de apresentar alguns rótulos e curiosidades da cerveja artesanal, a Coop lançou a Confraria de Cervejas e a primeira edição aconteceu no último dia 21 de março, com um grupo seleto de cooperados convidados na unidade Pereira Barreto, em Santo André. “Não só proporcionamos uma noite de experimentação, como também praticamos os três atributos de nossa marca: conveniência, convivência e consciência”, destacou o diretor-Geral, Pedro Mattos.
Na ocasião, o consultor de beer da Heineken, Márcio Nóbrega, promoveu a degustação das cervejas Eisenbahn Session Ipa, Eisenbahn Pale Ale, Lagunitas e Baden Baden Golden, as quais foram harmonizadas com carnes vermelhas Friboi, queijo coalho Quatá, além de torta de morango da marca própria Delícias da Coop.
Segundo o diretor de Operações Supermercado e Supply Chain, Marco Aurélio Prometti, o sucesso e aceitação por parte dos convidados foi tão grande, que o evento será itinerante entre as lojas da rede Coop e alternado com a Confraria de Vinhos, que já contemplou 11 edições e impactou cerca de mil cooperados.
Atualmente, a Coop possui mais de 1 milhão de cooperados ativos, 34 unidades de varejo alimentar, sendo 26 no Grande ABC, uma em Piracicaba, três em São José dos Campos, duas em Sorocaba, duas em Tatuí, 72 drogarias, além dos canais digitais. Por ser uma cooperativa, seu principal objetivo é oferecer os melhores serviços a preços justos, além de reverter benefícios aos cooperados e à comunidade.