Por Leandro Prearo*
Hoje vou falar a respeito da USCS além do que ela, de fato, representa como instituição educacional que forma profissionais para o mercado de trabalho. A nossa equipe gestora e a excelência dos serviços que prestamos em Ensino, Pesquisa e Extensão são indiscutíveis e nos credenciam para ir além. Com mais de 90% dos alunos ativos no mercado de trabalho, nosso crescimento, nos últimos anos, foi exponencial, e a relação com São Caetano do Sul e região está em nosso DNA.
Há de se sublinhar, contudo, o papel estratégico da USCS como escola que traz modernização aos processos de gestão do município. Quando técnicos de qualidade se aliam à Universidade, o resultado é mais eficiente e proporciona ganhos reais ao interesse público. Essa relação de expertises transforma, sobretudo, a aplicabilidade da ciência na gestão, trazendo novas formas de acolher a comunidade.
Como parceira de primeira hora do governo do prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior, a USCS é a instituição que gere, junto à Prefeitura, as principais políticas de atenção, saúde e bem-estar animal. Por meio da Ubasa (Unidade Básica de Saúde Animal) e do Hospital Veterinário Universitário Municipal, oferecemos serviços de qualidade aos pets de São Caetano em níveis clínico e cirúrgico. Tudo de graça para o morador e, mais uma vez, de forma inédita no País.
A USCS exerceu, nos últimos anos, papel de destaque nos cenários nacional e internacional da pesquisa científica quando foi polo de teste de duas vacinas que imunizaram a população contra a covid-19, pior momento da humanidade. Os testes da Coronavac, do Instituto Butantan, e da Janssen, transformaram a imagem da USCS na comunidade científica do Brasil. A universidade entrou na rota da ciência nacional como instituição de referência.
Ainda na área da Saúde, a USCS oferece à comunidade de São Caetano os serviços de atendimento em fisioterapia, psicologia e, mais recentemente, assumiu o prédio do antigo Hospital São Caetano para que, num futuro próximo, o equipamento esteja totalmente à disposição da população. Isso é comprometimento com a cidade e inovação na gestão.
Todo esse processo foi sedimentado de forma técnica e responsável com aplicabilidade baseada nos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU (Organização das Nações Unidas). O crescimento da USCS está alicerçado na nova forma de gestar a coisa pública e, certamente, o papel da Universidade permeará todos os níveis de políticas em que o objetivo seja modernizar.
É por isso que em seus 55 anos, além de parabenizar a todos da comunidade USCS, afirmo que nosso papel será, a cada momento, inovar, estar perto da região e sua gente e, especialmente, de São Caetano, a cidade que nos abraça todos os dias. Para ir além. Sempre além.
*Leandro Prearo é reitor da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).