Um novo bacharelado entrará para o rol de cursos oferecidos pela Universidade na graduação. A proposta do Bacharelado em Ciência de Dados foi aprovada nos âmbitos do Consuni (Conselho Universitário), ConsEPE (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão) e CG (Comissão de Graduação). O curso terá início no próximo ano, mas boa parte das disciplinas que compõe a sua grade está disponível em 2024.
O novo bacharelado é vinculado a outro bacharelado, em ciência e tecnologia (BC&T), um dos cursos de ingresso na UFABC. Quem não for aluno da UFABC e estiver interessado deve concorrer a uma vaga pelo Sistema de Seleção Unificado (SISU), prestando o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Há também a possibilidade de ingresso via olimpíadas de conhecimento e competições científicas.
“O BCD (Bacharelado em Ciência de Dados) é um curso multidisciplinar que combina o poder da computação, matemática e estatística para extrair conhecimento e criar modelos a partir de conjuntos de dados complexos. Além disso, muitas áreas da ciência produzem dados intensivamente, levando os alunos do BCD a ter um papel fundamental em equipes de pesquisa multidisciplinar”, afirmou o professor Ronaldo Prati, presidente do Grupo de Trabalho (GT) de criação do curso.
A ideia de implantar o bacharelado remonta aos primórdios da UFABC, quando um grupo de professores do CMCC (Centro de Matemática, Computação e Cognição) tinha interesse em criar um curso de estatística, uma das bases da ciência de dados. No entanto, devido ao aumento do volume de dados e avanços em diversas áreas da computação, a proposta inicial evoluiu em outra direção até chegar à criação do BCD.
O Núcleo Estratégico de Pesquisa em Ciência de Dados (DATAS), como o nome indica, serviu de base para a formação do novo curso. Alguns dos professores do núcleo também compuseram o GT que criou o projeto pedagógico do BCD. “O núcleo realizou um projeto de extensão com um ciclo de seminários sobre diversos aspectos da ciência de dados, incluindo o perfil do profissional do BCD”, afirmou Ronaldo.
Interfaces
Para o professor, há grandes possibilidades de interfaces do novo curso com as áreas de humanidades. Ele cita como exemplo interações em campos do conhecimento presentes em cursos de graduação vinculados ao Bacharelado em Ciências & Humanidades.
“No contexto das Políticas Públicas, seria possível utilizar dados para identificar desigualdades; Em Planejamento e Gestão do Território, o foco estaria no uso de dados para criar modelos de ocupação e uso do solo; nas Ciências Econômicas, haveria diversos modelos e técnicas na análise de dados econômicos; a Filosofia usufruiria do trabalho conjunto para discutir princípios éticos, privacidade e equidade”, afirmou.
Para mais detalhes, veja o Projeto Pedagógico aprovado no ConsEpe.
Com informações da Universidade Federal do ABC.