Solução foi criada para empresas que buscam entrega rápida e apresentou crescimento de receita bruta de 18 vezes no ano passado
A pandemia de Covid-19 definitivamente transformou os hábitos de consumo. As restrições sanitárias refletiram no aumento de diversos serviços de transporte e mobilidade, entre eles o delivery. Foi nesse contexto que a Uber criou o Uber Direct, que surgiu como uma resposta temporária a essa demanda e, ao longo de 2021, se tornou uma das principais apostas da empresa para os próximos anos.
O Uber Direct é uma solução para empresas que usam a base de motoristas e entregadores parceiros da Uber para criar uma rede de entregas que são realizadas no mesmo dia. Disponível em todos os estados do Brasil e em cerca de 200 cidades, o Uber Direct permite que comércios ofereçam uma opção de entrega rápida e rastreável para os seus clientes.
Os números do Uber Direct no Brasil refletem o potencial do segmento dentro de um mercado que segue em expansão e vem se consolidando mesmo após a retomada das atividades econômicas presenciais. Em 2021, o número total de viagens do Uber Direct cresceu mais de 20 vezes no Brasil, o número de parceiros comerciais avançou seis vezes e a receita bruta aumentou mais de 18 vezes. Tais dados reforçam o crescimento sólido da plataforma diante de uma demanda que ainda tende a crescer muito nos próximos anos.
Os dados de crescimento do Uber Direct no Brasil deixam claro que o futuro da empresa no país passa pelo Delivery-as-a-Service. Com parceiros de peso como Farmácias Pague Menos, Nike, Arezzo&Co, Petz, Riachuelo, Vivo, CacauShow, GPA e muitos outros, a Uber tem levado o serviço a diferentes segmentos de mercado, de grandes varejistas a cadeias de restaurantes, transformando-o numa grande rede de delivery que conecta a cidade através da tecnologia do nosso aplicativo e da imensa base de motoristas e entregadores parceiros cadastrados.
A Head da Uber Direct no Brasil, Suzana Castro, relata que cada vez mais esse imediatismo nas entregas está sendo levado em conta.”Enxergamos um imenso potencial no mercado brasileiro, alavancado especialmente pelas mudanças de comportamento de consumo trazidas pela pandemia. Acreditamos que a entrega realizada no mesmo dia da compra vai se tornar o padrão: agora que o consumidor sabe que pode ter o que quiser em poucas horas, ele não vai mais querer esperar”, afirma.
A agilidade nas entregas, inclusive, é um dos diferenciais apontados pelas empresas que apostaram na solução durante a pandemia e, atualmente, enxergam o Uber Direct como um parceiro estratégico em suas vendas, como assim apresenta o Diretor Geral do Pague Menos, Samir Mesquita. “Com a possibilidade de efetuarmos entregas com menos de uma hora de prazo, aumentamos a oferta de serviço e facilitamos a vida do nosso cliente. Por isso, é mais uma boa opção para quem escolhe comprar com a Pague Menos”, complementa.
As redes de restaurantes também foram auxiliadas por essa nova aposta, como pontua o Diretor de Operações da Rede Giraffas, Jaime Laranjeiro. “Em alguns restaurantes, onde tínhamos entregadores próprios e uma demanda reprimida, conseguimos implementar o Uber Direct como um modelo de ‘pulmão’, ou seja, quando o restaurante tem um pico de pedidos por alguma campanha ou ação de venda, usamos os entregadores do Direct como suporte. Foi um apoio muito importante em nossa estratégia de crescimento de nossos canais e, de atuação centralizada nas regiões onde ainda não estávamos presentes com estes modelos”.
Ainda de acordo com Suzana Castro, o Uber Direct é mais um passo que a Uber dá em direção ao objetivo de se tornar uma plataforma de apoio para todos que usam o aplicativo (empresas, motoristas, entregadores parceiros e usuários) nas mais diversas atividades do dia a dia. “Essa solução faz parte do nosso compromisso de ajudar empresas a atender à alta demanda por entregas rápidas, bem como fornecer novas oportunidades econômicas para motoristas e entregadores parceiros”, conclui.
A missão da Uber é repensar a forma como o mundo se move, para torná-lo melhor. A empresa iniciou suas operações em 2010 para resolver um problema simples: como conseguir um carro ao toque de um botão. Mais de 25 bilhões de viagens depois, criamos soluções para colocar as pessoas mais perto de onde elas querem estar. Ao mudar a maneira como as pessoas, a comida e as coisas se movem ou se conectam pelas cidades, a Uber é uma plataforma que repensa novas possibilidades para o mundo.