A Strong Business School, renomada faculdade de negócios situada, em Santo André, está iniciando estudos pioneiros na área de intenção de compras na região do ABC, por meio do seu Centro de Inteligência de Mercado (CIM). O CIM, é um centro de pesquisa aplicada vinculado ao núcleo de extensão da Strong Business School que desenvolve índices socioeconômicos e possuiu uma equipe multiciscilplinar de estudantes e professores. A pesquisa de intenção de compra terá colaboração com a Associação Comercial e Industrial de Santo André, Acisa, e tem como objetivo entrevistar consumidores nas cinco maiores cidades da região: Santo André, São Caetano, São Bernardo, Mauá e Ribeirão Pires. A assinatura da parceria aconteceu nesta semana, com a participação do presidente da entidade, Evenson Doto e os professores Luciano Schmitz e Valmir Conde.
Três renomados professores estão à frente dessa pesquisa: Luciano Schmitz, coordenador do CIM; Valmir Conde, coordenador do programa de Consultoria Estratégica; e Sandro Maskio, economista e professor da Strong, com vasta experiência em pesquisa e análise de dados. A pesquisa está programada para ocorrer nos dias que antecedem as principais datas festivas, começando pelo Dia das Mães. Os consumidores do Grande ABC terão a oportunidade de participar da pesquisa online, respondendo por meio de plataformas digitais. Além disso, os alunos da Strong serão envolvidos nesse projeto como parte de seu currículo acadêmico, reforçando o compromisso da instituição com uma abordagem prática de aprendizado, conhecida como “Hands ON”, conforme destaca o professor Valmir.
O professor Luciano brinca ao incentivar a colaboração da população com os alunos: “Portanto, se você encontrar um aluno na rua, por favor, dedique alguns minutos do seu tempo para colaborar com a nota dele.”
Para os varejistas, os dados coletados e analisados pelos especialistas da Strong serão cruciais para a formulação de estratégias de vendas na região do ABC, assegura o professor Sandro Maskio. A expectativa é que, em um ano, os dados revelarão padrões de comportamento dos consumidores, incluindo suas preferências de pagamento, o valor médio gasto, a disposição para se deslocar entre cidades para realizar compras, as preferências de parcelamento, o tipo de atendimento desejado e quem são as prioridades para receber presentes.
Essas informações não apenas beneficiarão a economia das cidades, bem como poderão servir de base às políticas públicas de apoio aos pequenos empresários, e também os próprios consumidores, que poderão desfrutar de possíveis mais promoções no comércio local.