Estudo realizado pela Movile, investidora de longo prazo em empresas de tecnologia na América Latina, e conduzido pelo Distrito, mostra que o estado de São Paulo concentra a maior parte (81,7%) do volume investido no Brasil. As startups paulistas receberam USD 14,3 bilhões em 1.337 deals nos últimos cinco anos (2017-2021), fazendo com que o estado represente 52% das transações realizadas no País.
O estado é tão forte, que representa, sozinho, praticamente 50% do valor investido no período nos quatro países analisados: Argentina, Colômbia e México, além do Brasil. Isso ocorre tanto pelo número de startups baseadas no estado quanto pela quantidade de negócios maduros, que receberam mega-rounds, transações acima de USD 100 milhões.
No ranking de volume aportado no País, o estado é seguido pelo Paraná, que recebeu USD 1,16 bilhões em 135 deals, e o Rio de Janeiro, que registra USD 516,2 milhões em 133 rodadas, no mesmo período.
Metodologia da pesquisa
O levantamento analisou o panorama de investimentos de risco em startups na América Latina nos últimos cinco anos com foco em quatro países: Brasil, Argentina, México e Colômbia. As informações foram selecionadas a partir de uma análise do banco de dados proprietário do Distrito, consultas a bancos de dados abertos e informações públicas de fontes especializadas. Os critérios de seleção de startups considerados foram: ser definida como empresa que possui a inovação no centro do negócio na base tecnológica, no modelo de negócios ou na proposta de valor; ter operação independente; ter origem e operação no Brasil, México, Colômbia e Argentina; ter recebido investimento e/ou ter sido adquirida no período analisado (01 de janeiro de 2017 a 02 de dezembro de 2021); e ter recebido investimento do tipo Anjo, Pré Seed, Seed, Series (todos os tipos) e Private Equity.