Simone Ribeiro: “para educar é preciso amar”

A atuação do Colégio Simone Ribeiro, localizado na Vila Curuçá, em Santo André, possui instruções pedagógicas bem definidas, baseadas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e no Estatuto da Criança e do Adolescente. Mas, além disso, todo o trabalho da instituição é baseado num lema: “para educar é preciso amar”.

Simone Ribeiro é a mantenedora do Colégio | Foto: Divulgação

De acordo com Simone, que mantém e dá nome ao colégio, é seguindo este lema que a transformação do mundo por intermédio da Educação se torna possível. Nas palavras dela, “o amor às crianças e o acolhimento aos pais” são diferenciais da instituição, que incentiva a solidariedade no ambiente escolar para formar pessoas mais humanizadas.

O colégio oferece ensino infantil (para crianças a partir dos 3 meses de idade) e ensino fundamental I – ambas modalidades com as opções de ensino em meio período, semi período ou integral – e atualmente conta com aproximadamente 110 alunos matriculados.

A instituição dedica bastante atenção ao lado psicológico dos alunos e utiliza os materiais da Escola da Inteligência, cuja metodologia foi desenvolvida por Augusto Cury, psiquiatra, professor e escritor renomado.

“O material trabalha com o emocional das crianças, mas estendendo com o encontro lúdico com os pais”, explica. “As escolas estão preparadas para que seus alunos passem em vestibulares, mas não preparam eles para lidar com o mundo. Estão deixando de lado a parte mais importante do ser humano: o emocional”, justifica.

Para 2024, está nos planos do Colégio Simone Ribeiro trazer temas como empreendedorismo e educação financeira de maneira prática para o cotidiano dos alunos. O objetivo é torná-los acostumados desde cedo com negociações, para que, quando adultos, eles estejam preparados para lidar com suas emoções e essas situações.

12 de janeiro de 2024