Edições de 2021 arrecadaram 374 bolsas para salvar vidas
Ajudar a salvar vidas ficou ainda mais acessível com a chegada do posto de doação de sangue no Shopping ABC (Av. Pereira Barreto, 42, Vila Gilda – Santo André). Desde o ano passado, a campanha arrecadou 374 bolsas, número capaz de ajudar 1.496 vidas. A nova edição, em parceria com a ONG “Amor Se Doa”, acontece nos dias 10 e 11 de fevereiro, das 10h às 16h.
Nesta fase de pandemia, os requisitos para ser um doador estão ainda mais cuidadosos. Os interessados em apoiar a causa precisam estar bem de saúde e não ter apresentado sintomas respiratórios ou febre no último mês. Pacientes testados positivos para Covid-19 devem esperar no mínimo 14 dias para doar sangue. Além disso, cada marca de vacina tem um intervalo necessário antes da doação. Nas vacinas disponíveis no Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, os vacinados com Coronavac só podem realizar doação de sangue após dois dias de cada dose. Já as vacinas AstraZeneca, Pfizer e Janssen pede um intervalo de sete dias para a doação.
Quem quiser doar deve agendar o atendimento pelo Sympla. O posto de coleta fica no Piso Loft, próximo à Centauro. A ação segue todas as normas sanitárias contra a Covid-19, como uso obrigatório de máscara, álcool em gel, materiais descartáveis e distanciamento social.
Além de contribuir para aumentar os estoques nos bancos de sangue da região, a pessoa também pode levar 1 kg de alimento não perecível para o Fundo Social de Solidariedade de Santo André, que direciona ao Banco de Alimentos e distribui à população em situação de vulnerabilidade. Alguns exemplos do que pode ser doado: açúcar, feijão, farinha, leite, achocolatado, arroz, sal, óleo, macarrão, extrato de tomate, itens de necessidades básicas, além de alimentos enlatados, conservados em vidros, sucos e bebidas não alcoólicas. É importante que todos os insumos doados estejam dentro do prazo de validade e com embalagens fechadas e bem conservadas.