Com a proposta de incentivar e promover a formação de microempreendedores, a Prefeitura de São Bernardo do Campo aderiu ao calendário nacional e, em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), irá realizar a Semana do MEI (Microempreendedor Individual) 2022 com programação entre os dias 16 e 20 de maio. O cronograma registra atividades gratuitas que visam capacitação voltada ao empreendedorismo.
Serão 730 vagas disponibilizadas, mediante inscrição prévia, para cursos online e presenciais. O calendário tem orientações básicas e oficinas técnicas para preparar quem busca a abertura do próprio negócio. A atividade inicial se dá de forma remota na segunda-feira (16), às 19h, sobre finanças – 400 vagas. Na quarta-feira (18/05), às 13h, a ação será intitulada Regulariza MEI – 30 vagas -, que irá ocorrer no auditório da Sala do Empreendedor de São Bernardo (Praça Samuel Sabatini, nº 50, Centro).
A programação de São Bernardo se encerra com a atividade Fazendo Marketing Digital de Verdade – 300 vagas -, marcada para sexta-feira (20), às 9h, no Teatro Cacilda Becker, situado também no Paço Municipal. Tendo como foco tratar da gestão dos negócios, controle das finanças e formalização da empresa, o evento local integra a programação nacional desenvolvida pelo Sebrae.
“O calendário faz essa ação visando a valorização do MEI, que exerce uma função importante para o desenvolvimento econômico da cidade. Os números demonstram isso. Apenas em 2022, por exemplo, foram abertas 1.750 empresas na esfera municipal. A programação busca destacar o significado da capacitação, em se manter atualizado e ampliar a competitividade dos negócios”, frisou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo de São Bernardo, Hiroyuki Minami.
Inscrições
Os interessados em participar da Semana do MEI devem se inscrever por meio do link: https://forms.gle/WdbeBiodEXzpedbC6. O cadastro pode ser feito no prazo de até um dia antes de cada apresentação.