No ano passado, Departamento de Limpeza Urbana atingiu marca de 12 mil toneladas de resíduos encaminhados para reciclagem
São Bernardo do Campo encerrou 2021 com aumento de 7% no volume de resíduos retirados pela coleta seletiva, na comparação com o ano anterior. Os dados computados pela Secretaria de Serviços Urbanos, por meio do Departamento de Limpeza Urbana, mostram aumento expressivo no reaproveitamento de lixo gerado no município, com impacto direto na preservação do meio ambiente e na geração de renda aos profissionais que atuam nas centrais de triagem da cidade.
Em números absolutos, o total de lixo reciclável coletado passou de 11,2 mil para 12 mil toneladas. A soma engloba todo material coletado pelos caminhões da coleta seletiva, além dos materiais deixados nos 13 Ecopontos e depositados nos PEVs (Postos de Entrega Voluntária) da cidade.
Impulsionado por campanha de conscientização promovida nas redes sociais da Prefeitura, o mês de dezembro teve uma coleta acima de média, com a destinação de 1,1 mil tonelada de materiais. O número reflete também a maior geração de resíduos durante as festas de fim de ano.
“A coleta seletiva de São Bernardo atende hoje 100% do nosso território e isso tem sido fundamental para que nossa população, aos poucos, comece a entender a importância da separação de resíduos. Além do reaproveitamento do lixo gerado no município, o serviço é de extrema importância para criarmos a consciência ambiental, além da questão econômica que envolve famílias que vivem da reciclagem”, destacou o prefeito Orlando Morando.
Em São Bernardo, a coleta seletiva é realizada em três modalidades: porta a porta (100% das vias do município), em pontos de entrega voluntária e, por fim, em 13 Ecopontos espalhados pela cidade (lista disponível no portal https://www.saobernardo.sp.gov.br/ecopontos-rcd). Em todas elas, a Administração realiza, por meio empresa terceirizada, a coleta e o transporte do material reciclável para as centrais de triagens, onde duas cooperativas conveniadas realizam o processamento e a comercialização dos resíduos. Aproximadamente 100 cooperados atuam nestes locais.
“Apesar do aumento de material reciclável chegando até as nossas centrais de reciclagem, ainda temos muito trabalho pela frente, pois muitos moradores ainda misturam os recicláveis com o lixo comum, inutilizando metade do material coletado, daí a importância de uma separação consciente por parte do consumidor”, ponderou o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Mansueto Henrique Lunardi.
Educação ambiental
Para ampliar este indicador, a Prefeitura São Bernardo tem intensificado ações de educação ambiental, com oferta de minicursos para a população, além da instalação de comunicação visual em locais de grande movimentação.