Após atingir a marca de 500 pontos de venda no Brasil, meta da rede francesa é fechar o ano mais pontos de vendas e lançar outra marca no mercado
Líder no segmento de lavanderias no Brasil e no mundo, a 5àsec anunciou a loja de número 500 em território nacional, reiterando a força da marca no mercado de Limpeza & Conservação. Para este ano, o plano de expansão da rede consiste na abertura de mais 50 pontos de venda, tendo como foco os estados que compõem as regiões Sul e Centro-Oeste.
Outro plano da marca é dobrar o número de lockers, mais conhecidos como armários digitais, de 50 que já estão em operação, para 100 até o fim de 2022. Além disso, a marca anunciou o lançamento de um serviço diferenciado feito na casa dos consumidores e de uma nova marca para atender um público-alvo diferente no universo das lavanderias.
Em termos de crescimento de vendas e faturamento, o ano de 2019 foi o melhor da 5àsec com relação aos últimos 10 anos de atuação brasileira. Em 2020, os dois primeiros meses apresentaram resultados animadores e o período tinha tudo para ser promissor. Com a chegada da pandemia, novos desafios surgiram, juntamente com inovações e serviços para atender às necessidades do cliente com facilidade, segurança e praticidade. Em 2021, a marca voltou a crescer no Brasil, registrando um incremento de 35% no faturamento. Para este ano, a perspectiva é que haja um aumento de 25% no faturamento anual da rede.
Para o presidente, Fábio Roth, alguns fatores irão contribuir diretamente com as nossas metas de expansão e faturamento. “Para termos um adensamento melhor da marca, iremos investir em duas frentes. A primeira delas é por meio dos lockers, que podem ser instalados em condomínios e centros comerciais, potencializando as vendas das lojas que já estão acostumadas com a retirada e entrega das peças por meio do delivery. Mas, neste caso, há uma melhora na logística, pois conseguimos captar e entregar vários pedidos em um só local. Outra novidade será a implantação de uma nova marca, que iremos anunciar em breve ao mercado, focando em um perfil mais democrático de consumo, além de bairros e cidades onde não contamos com pontos de venda”, relata.
Para contribuir com o aumento das vendas nos 500 pontos de venda da rede, a marca promoveu o lançamento do 5àsec em casa, um serviço voltado para higienização, limpeza e sanitização de itens domésticos, como estofados, colchões, tapetes e cortinas. Por meio de equipamentos modernos e mantendo a qualidade já comprovada da rede francesa, será possível oferecer uma gama maior de serviços a novos consumidores que não possuem o hábito de utilizar a lavanderia, por exemplo. Além disso, a novidade proporcionará uma rentabilidade maior ao franqueado, por apresentar um tíquete médio maior. Outra aposta da marca são os serviços de assinatura local ou nacional, que vem ganhando a preferência de muitos consumidores.
“A Assinatura 5àsec apresenta três planos de mensalidade e seus respectivos descontos, sendo R$ 100 com 10%, R$ 300 com 15% ou R$ 500 com 20%. Ao ingressar em um dos planos, o cliente terá um pagamento recorrente mensal. O principal objetivo é aumentar a recorrência do nosso público-alvo, especialmente aquele perfil de pessoas que está sempre em deslocamento ou viaja com mais frequência, seja a trabalho ou a passeio. Após pesquisas com consumidores em potencial, verificamos que houve um apontamento para esse tipo de necessidade. Atualmente, o programa de assinatura já representa 10% do faturamento das lojas, ou seja, é um projeto muito promissor”, revela Roth.
Tendo a operação brasileira como a maior do mundo, a 5àsec do Brasil já exportou algumas inovações e ideias para outros países. Como exemplo, há a criação do Programa de Excelência e do Manual do Franqueado, já que tais ações promoveram uma melhora significativa nos índices de eficiência e produtividade dos pontos de vendas da rede, graças às avaliações feitas por meio destes projetos. Além de investir em novidades de forma constante, o principal desafio da marca é mostrar ao consumidor a importância de processar suas roupas na lavanderia, por conta da economia de tempo e nos custos, sem contar a importância também da profilaxia e higiene no lar, promovendo mais qualidade de vida e prolongando a vida útil de itens de vestuários e demais peças que compõem a residência.
A 5àsec oferece diferentes modelos de negócios para cada perfil de investidor, como loja padrão, loja Satélite, Express, Autosserviço, HUB e lockers, sendo que este formato está disponível apenas para quem já atua na rede. O investimento inicial para abrir uma franquia parte de R$ 95 mil, exceto para o modelo de virada de bandeira. Para quem se tornar um franqueado, o faturamento médio mensal é de R$ 45 mil, com taxa de lucratividade de 20% e prazo de retorno do investimento de 36 meses. A rede, que hoje conta com 502 pontos de vendas em território nacional, também irá fortalecer ainda mais as frentes de ESG e o ganho de market share no mercado de lavanderias para atender as principais necessidades dos clientes por meio dos novos serviços.