Centro reúne 20 especialidades e, desde sua inauguração, em 2008, foram mais de 1,2 milhões de exames de diagnóstico por imagem realizados

Nesta semana, o Centro de Especialidades Quarteirão da Saúde (QS) completou 14 anos de funcionamento como um importante serviço de Atenção Especializada, que organiza e coordena a continuidade do cuidado com demais pontos de atenção da rede municipal. Neste período, foram realizados 186.624.455 exames laboratoriais e 1.299.337 exames de diagnóstico por imagem e gráficos, como densitometria óssea, endoscopia e tomografia.

“Considerando que a Rede Básica resolve cerca de 80% das questões de saúde, o Quarteirão da Saúde prioriza os casos mais complexos e realiza assistência especializada”, explica Maria Cláudia Vilela, diretora do Quarteirão da Saúde. O Centro conta com uma equipe formada por aproximadamente 340 profissionais e reúne especialidades médicas como alergista adulto e infantil, cardiologista adulto e infantil, cirurgião vascular, dermatologista, endocrinologista adulto e infantil, ginecologista – pré-natal de alto risco, hematologista infantil, mastologista, nefrologista, neurologista adulto e infantil, oftalmologista, ortopedista, otorrinolaringologista, pneumologista, proctologista e reumatologista. No período entre 2008 e 2022, elas realizaram 955.390 consultas.

Já as cirurgias eletivas ultrapassaram o número de 30.200. Durante a pandemia pela covid-19, o centro cirúrgico foi utilizado para internação de pacientes sintomáticos respiratórios. Aos poucos, e seguindo todos os protocolos de segurança à saúde, os procedimentos foram retomados. No primeiro ano de pandemia (2020), 578 cirurgias foram realizadas. Já em 2021, foram 944 procedimentos, e, nos primeiros cinco meses deste ano, 105 operações.

O atendimento é feito via encaminhamento da Unidade Básica de Saúde (UBS).

QS em números

A arquitetura do local favorece a acessibilidade e o ambiente acolhedor. São mais de 20 mil m², divididos em quatro pavimentos. Além de consultórios, centro cirúrgico, laboratório, o espaço conta com um auditório de 180 lugares para eventos e capacitações. O equipamento foi entregue na terceira gestão do Filippi, em 2008.

“O Quarteirão foi um dos investimentos mais importantes que eu fiz nos meus mandatos passados. Para mim é uma alegria comemorar 14 anos e ver que ele está atendendo as pessoas, com parceria também da Rede Lucy Montoro. O Quarteirão é um espaço do SUS, de qualidade, que é o que queremos para todos os cidadãos brasileiros”, afirmou o prefeito.

Em setembro de 2021, dois serviços importantes foram instalados no Quarteirão: a Rede de Reabilitação Lucy Montoro, referência para pacientes do Grande ABC e São Paulo, e o ambulatório DiaTrans, voltado para pessoas trans e travestis de Diadema.

E vem mais por aí. A secretária municipal da Saúde, Dra Rejane Calixto, explica que a equipe vem trabalhando para fortalecer o equipamento. “Os números mostram que nos últimos anos caiu muito a produção do serviço, motivada por vários fatores, como falta de investimento da gestão passada que culminou no sucateamento de equipamentos e na falta de recomposição de profissionais. Estamos trabalhando para resolver esses desafios e ofertar um atendimento cada vez melhor para a população de Diadema”.

Anexo

Ao lado do Quarteirão da Saúde, está o Pronto Socorro Central, com entrada e funcionamento independentes. Também fazem parte do complexo, a sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e o prédio da Secretaria Municipal da Saúde e Coordenadoria de Vigilância à Saúde.

Serviço:

Centro de Especialidades Quarteirão da Saúde

Avenida Antônio Piranga, 700 – Centro.