Disponível amanhã, dia 15, tenda montada na Praça Castelo Branco vai possibilitar atender e esclarecer dúvidas sobre compras e consumo de serviços
O Procon de Diadema realiza amanhã (15) uma ação para tirar dúvidas e esclarecer sobre os direitos do consumidor. O ato acontece das 10h às 12h, na Praça Castelo Branco, região central da cidade e conta com uma equipe do serviço que vai montar uma tenda de atendimento e distribuirá material informativo sobre direitos em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor.
Para a coordenadora do Procon Diadema, Eliete Menezes, a data tornou-se importante para o aumento de compras. “Aos empreendedores, é um excelente dia para potencializar as vendas que, após a pandemia em 2020, passaram a aumentar em âmbito digital. O calendário do comércio tem várias datas que podem ser aproveitadas pelos empreendedores para potencializar suas vendas e, embora a relevância do Dia do Consumidor ser menor em relação a outras datas como o Dia das Mães, o Natal e a Black Friday, o volume de compras vem crescendo a cada ano”, afirma.
Em relação às compras é preciso ficar atento ao que está sendo oferecido nos anúncios de promoções e se proteger contra tentativas de fraude. Antes de fazer qualquer transação online, verificar o tipo de oferta; não comprar de perfis que não tenham CNPJ, endereço físico ou virtual (informações necessárias para a localização do fornecedor). Em compras em lojas físicas, é importante pesquisar preços atrelados à qualidade e evitar compras por impulso, evitando o arrependimento. A nota fiscal deve ser exigida, ela é um documento importante no caso de eventual utilização da garantia e troca.
Data
A data foi criada em 1983, pela então Organização Internacional da União dos Consumidores, hoje Consumers International, que reúne 200 organizações em mais de 100 países. Já o Código de Proteção e de Defesa do Consumidor, no Brasil, foi instituído em 1990 para estabelecer princípios básicos como proteção da vida, saúde, segurança e da educação relacionados ao consumo. O objetivo é proteger e defender o consumidor na relação consumidor-fornecedor.