Shoppings estão otimistas e acreditam que, se as perspectivas se confirmarem, o setor deve ter uma alta de 12% sobre 2019, o que representa o melhor resultado para a data após o início da pandemia
A Pesquisa de Expectativas Dia das Mães, da Associação Brasileira de Shopping Centers (ABRASCE), feita em todo o país, aponta uma estimativa de venda 19% superior ao da mesma data de 2021. Com isso, os shoppings devem movimentar cerca de R$ 4,9 bilhões em vendas durante o período. O levantamento foi realizado entre os dias 19 e 26 de abril de 2022 com o objetivo de entender as expectativas do setor em relação à comercialização, fluxo de visitantes, ticket médio, entre outros indicadores, para a semana do Dia das Mães, que acontece entre 01 a 08 de maio.
Se as expectativas se confirmarem, o setor vai superar em 12% o faturamento da data comemorativa de 2019, o que representa um crescimento real de 2,5%, o primeiro registrado após o início da crise sanitária. Para os shoppings ouvidos na pesquisa, 94% têm expectativas positivas para o Dia das Mães e 72% acreditam que as vendas devem superar os resultados de 2019.
Ticket médio
A perspectiva é que em 2022 o ticket médio seja superior a R$ 250,00. Espera-se, portanto, um aumento de 17,4% em relação ao que foi registrado no Dia das Mães de 2021 (R$ 213,00). Entre os produtos que mais devem se destacar na data comemorativa, encontram-se: Perfumaria e Cosméticos (95%), Vestuário (81%), Joalheria (73%) e Calçados (71%).
Sobre o fluxo de visitantes, 79% dos respondentes disseram que o número de visitantes será igual ou maior que em 2019, ou seja, em relação ao período pré-pandemia. Para os que esperam um aumento do fluxo, o incremento será de 12% em média.
Ações para atrair o público – Para o Dia das Mães de 2022, os investimentos dos shoppings estarão concentrados nas tradicionais campanhas promocionais: Sorteio (43%), Compre e Ganhe (39%) e Ganhe e Concorra (18%).
Entre os prêmios mais citados estão carros e vale compras. Com relação às promoções de compre e ganhe, entre as principais categorias de brindes estão as joias (colares, pulseiras e pingentes).
Para o presidente da Abrasce, Glauco Humai, mesmo diante do cenário macroeconômico atual, os shoppings estão otimistas em relação à data. “A inflação e o desemprego foram citados por 42% dos respondentes como fatores externos que mais devem limitar o consumo no Dia das Mães, mas mesmo com essa percepção, os shoppings já constatam a melhoria contínua de vendas e de fluxo de frequentadores e esse termômetro positivo reforça a expectativa de bons resultados para a data”, comenta.