Busca por proteínas mais baratas fizeram a marca subir no ranking
O comportamento de consumo do brasileiro mudou em 2021. A maior inflação registrada desde 2015 (+10,6%), a diminuição de 10% no Auxílio Emergencial oferecido para combater os efeitos da pandemia, bem como o desemprego, que atinge 11,6% da população, aumentaram a busca por proteínas mais baratas.
Os dados do ranking Brand Footprint Brasil 2022, elaborado pela Kantar, líder em dados, insights e consultoria, realizado anualmente, o relatório mede a presença das marcas dentro dos lares em escala local. Para isso, é usada uma métrica original batizada de Consumer Reach Point (CRP), que mensura quantas famílias estão comprando produtos de determinadas empresas e com que frequência isso ocorre.
Para chegar aos resultados desta edição, a Kantar visitou, semanalmente, 11.300 lares em sete praças (Norte+Nordeste, Leste+Interior do Rio de Janeiro, Grande Rio de Janeiro, Grande São Paulo, Interior de São Paulo, Centro-Oeste e Sul). O estudo cobriu 82% da população domiciliar, o que equivale a 90% do potencial de consumo. Também foram consideradas em torno de 350 marcas.
Principais marcas
Uma vez que as proteínas mais baratas foram alternativas para combater o cenário econômico, duas empresas de alimentos processados, embutidos e congelados aparecem no Top 5 das marcas mais relevantes para os brasileiros. A Perdigão permaneceu em quarto lugar, com 333 milhões de CRPs. Já a Seara teve sua estreia no recorte, subindo seis posições e se firmando na quinta colocação, com 281 milhões de CRPs.
Na primeira posição, está a Coca-Cola, que foi a marca mais relevante pela décima vez consecutiva, com 564 milhões de CRPs. Ypê (540 milhões de CRPs) aparece em segundo lugar e Italac (338 milhões de CRPs), na terceira colocação.
Mercado digital
Tendência acelerada pela pandemia, o digital ganhou força como alternativa para compras domésticas. Em 2021, cerca de 12 milhões de lares adquiriram bens de consumo massivo (FMCG) pelo e-commerce. A penetração do meio foi de 19,6% no ano de 2021.
Vale ressaltar ainda as diferenças de comportamento do consumidor digital e do offline. Em termos comparativos, os shoppers têm um tíquete médio 25% maior. Também há maior presença de marcas de Home Care e Beauty no Top 5 – tanto é que Ypê ocupa a primeira posição. Completam o ranking Piracanjuba, Omo, Sadia e Italac.
Outros insights
No offline, a distribuição pelos canais de compras é mais variada. Os atacarejos, entretanto, apresentaram a maior penetração (+10 p.p. na comparação entre 2020 e 2021). Em seguida, aparecem as lojas de departamento (+7,9 p.p.) e os supermercados convencionais (+5,3 p.p.).
Em relação ao perfil, os shoppers com até 34 anos (+3,4 p.p.) e casais com crianças pequenas (+1,9 p.p.) movimentaram as marcas. Esse consumidor mais jovem, inclusive, reflete na busca por conveniência e indulgência na alimentação. Com isso, é possível ver marcas de biscoitos e bolos ganharem posições expressivas no ranking. Entre elas, estão Bauducco (16ª posição), Nestlé (17ª) e Panco (18ª).