Faturamento passou de R$ 1 bilhão em 2019 para R$ 2,8 bilhões em 2021
A pandemia gerou forte impacto nas vendas online de bebidas e alimentos. O faturamento das categorias quase triplicou e atingiu R$ 2,86 bilhões em 2021, contra R$ 1,09 bilhão em 2019. Para 2022, a expectativa é de crescimento de 18% no faturamento. Os dados são da Neotrust, empresa que monitora mais de 85% do e-commerce brasileiro e faz parte do T.group.
Para a Head de Inteligência da Neotrust, Paulina Dias, o setor contou com a entrada de muitos novos consumidores.” São pessoas que na pandemia criaram o hábito de comprar alimentos e bebidas online. O aumento do frete grátis foi um dos fatores que ajudou a fomentar esse hábito: enquanto em 2019 apenas 31% das compras online contaram com essa facilidade, em 2021 o frete grátis foi oferecido em 63% das compras”, destaca.
Perfil do consumidor
Segundo levantamento, no último ano as mulheres lideraram as compras de alimentos (59,4%) e os homens lideraram as compras de bebidas (63,7%), com destaque para consumidores entre 36 e 50 anos de ambos os gêneros. O cartão de crédito foi a forma de pagamento mais utilizada, sendo 75% nas compras de alimentos e 93% nas compras de bebidas.
Itens mais comprados
Em 2021, os alimentos que geraram maior faturamento no e-commerce foram frios e laticínios; bomboniere; carnes, aves e pescados; condimentos, ervas e especiarias; e hortifruti. Já as bebidas que geraram maior faturamento no comércio eletrônico foram vinhos; whisky; cervejas e chopp; refrigerantes; e champagnes e espumantes.
Vendas por região
Em 2021, a região Sudeste concentrou 72,3% dos pedidos, seguida pelas regiões Nordeste (13,1%), Sul (8,4%), Centro-Oeste (5%) e Norte (1,1%). Apesar de ser a região com o maior número de pedidos de compras online nos últimos anos, o Sudeste perdeu 8,7 pontos percentuais de 2020 para 2021.
A região Nordeste foi a que mais cresceu no mesmo período, ganhando 7,4 pontos percentuais, seguida pela região Norte, que ganhou 0,7 pontos percentuais. Destaca-se na região Norte os crescimentos de 89% no faturamento e de 239% no número de pedidos entre 2020 e 2021.