Em mais uma ação de reforço da segurança no município, a Prefeitura de São Bernardo iniciou as obras para reforma e adequação do novo Centro Integrado de Monitoramento (CIM). O equipamento passará a funcionar no Paço Municipal, com estrutura mais ampla e moderna, a partir de investimento de R$ 18,4 milhões. Com atuação durante 24 horas por dia, o serviço reúne segurança urbana, trânsito, profissionais da saúde e Defesa Civil numa estratégia de agilizar e qualificar o monitoramento, vigilância e atendimento da população.
Durante assinatura da ordem de serviço para começo do processo de adequação do espaço que vai receber o CIM, o prefeito Orlando Morando destacou que se trata de mais um investimento importante da Administração dentro do amplo plano de valorização da segurança municipal, em execução desde 2017. “Temos colaborado em tudo o que é possível para a segurança pública aqui em São Bernardo, com investimentos que vão desde a ampliação do efetivo, até novo armamento, nova frota, aquisição de drones e, agora, uma estrutura melhor para o CIM”, diz.
Conforme explica o secretário em exercício de Segurança Urbana, coronel Aparecido Chaves de Souza, o investimento no CIM reflete diretamente no serviço prestado ao cidadão, tendo em vista que essa integração dos profissionais da Guarda Civil Municipal (GCM), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Departamento de Trânsito e Defesa Civil se traduz num tempo menor de resposta para o atendimento das ocorrências. “Esse trabalho em conjunto, feito sete dias por semana, 24 horas por dia, visa o bem-estar da população”, observa.
PRONTA RESPOSTA – Após o período de obras físicas, o Centro Integrado de Monitoramento migrará da Avenida Redenção, 100, Centro, para o 16º e 17º andares do prédio da Prefeitura, em área de aproximadamente 880 metros quadrados. O novo espaço contará com 59 operadores, entre guardas civis, médicos, atendentes e operadores de tráfego, permitindo o aprimoramento das atividades de vigilância eletrônica, atendimento médico de urgência, monitoramento de tráfego e pronta resposta para catástrofes.
OBSERVATÓRIO – O novo CIM contará, ainda, com um Observatório de Segurança, importante ferramenta de análise dos dados sobre segurança urbana, segurança viária, indicadores de atendimento de urgência e emergência. Também será criada nova Sala de Situação destinada a reuniões, com acesso às câmeras de monitoramento e aos sistemas de atendimento e despacho do Centro Integrado de Monitoramento.