Advogada Paula Roberta assume como presidente para servir como elo de comunicação diante dos empreendedores do ABC
A Ordem de Advogados do Brasil Santo André (OAB) , nomeou, nesta última sexta-feira (28), a advogada Paula Roberta Lourenço como presidente da Comissão Setorial de Startups. A criação desse novo grupo parte da necessidade da atual diretoria da OAB, que tem como presidente o advogado Leonardo Dominiqueli, em trazer o conhecimento de inovação e tecnologia para área jurídica e oferecer suporte necessário a essas startups.
Lourenço compartilha que, apesar do ABC ter diversos profissionais extremamente habilitados e recomendados, ainda assim, os mesmos não têm o conhecimento de funções determinadas e importantes para esse novo mercado que os empreendedores fazem parte. “O mercado das startups como um todo tem a ganhar com esse apoio do público jurídico mais otimizado e mais atualizado. A principal intenção é disseminar essa cultura de inovação e, neste caso, principalmente para área jurídica e para os advogados que ainda são profissionais muito importantes na sociedade”, compartilha.
A comunicação direta do setor com as startups, será o primeiro passo para os avanços das conversas. “O primeiro passo que a comissão dará é a realização de alguns encontros para que a própria área conheça o ecossistema de inovação dessas empresas. Assim, todas as demandas jurídicas estarão à vista dos advogados que poderão, além de entender, também achar soluções. No fim uma mão complementa a outra”.
Acabar com a cultura da burocracia, que o ambiente jurídico tende a disseminar, é um dos objetivos não só da comissão, como também da direção da OAB Santo André. “Acreditamos que ao fazer com que os advogados entendam a importância dessas novas tecnologias empresariais e desses novos segmentos de empresas, automaticamente o mindset de toda essa área jurídica vai mudar. Ao motivar que eles enxerguem a evolução de uma forma diferente e acabar com essa prática burocrática, tudo leva a crer que muita coisa vai evoluir e assim desenvolver toda revolução nas questões das novas startups“, finaliza.