Marcas como Calçados Bibi e Milon acompanham bom momento do setor
A Pesquisa Trimestral de Desempenho do setor de franquias referente a janeiro a março deste ano, realizada pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), mostrou que o setor permanece em ritmo de recuperação, atento aos desafios de um ambiente macroeconômico com inflação e juros em alta. O estudo apontou que as redes de franquias cresceram 8,8% em faturamento no 1º trimestre frente a igual período do ano passado, com uma receita que passou de R$ 39,881 bilhões para R$ 43,380 bilhões. Além disso, o balanço referente ao primeiro trimestre de 2022 indicou crescimento da receita em todos os 12 segmentos elencados pela entidade. O que mais se destacou e registrou melhor desempenho no faturamento do período foi o de Moda, com um crescimento de 13,5%, beneficiado pela retomado do trabalho e eventos presenciais e da consequente maior movimentação em shopping centers e outros locais de grande circulação de pessoas.
Comprovando estes dados, a Bibi, marca de calçados infantis e com mais de 130 lojas no Brasil, cresceu 75% em vendas nos três primeiros meses deste ano, se compararmos com o mesmo intervalo de 2021. Com operações exclusivas para a comercialização de calçados e acessórios para crianças de 0 a 9 anos, a rede aposta na expansão de lojas para ampliar a presença no Brasil. Para 2022, a rede prevê implantar 37 operações, sendo 25 em solo brasileiro e 12 no exterior. Além disso, a Bibi também investe em novas estampas e produtos, com lançamentos de coleções e serviços digitais, como venda via link, e-commerce e aplicativo, canais que permitem alavancar as vendas por meio de tecnologia, para atrair diferentes perfis de consumidores.
“Com a retomada constante do comércio e a volta da confiança do consumidor em sair de casa, notamos um aumento expressivo nas vendas nos primeiros meses deste ano, no nosso caso ainda mais, pois pegamos o retorno às aulas que impulsiona a busca por novos calçados e mochilas. Acreditamos que o aquecimento do setor irá se manter, tendo em vista não só as aulas presenciais, como também os encontros em família e amigos sendo realizados com mais frequência. Além disso, todos os aprendizados que tiramos nos últimos dois anos contribuem para um negócio mais sustentável, aliado ao atual momento do consumidor, que procura por praticidade e facilidade ao comprar e produtos mais alinhados com tendências, sem perder o conforto e o bem-estar. Isso nos mostra que estamos no caminho certo”, revela a presidente da Calçados Bibi, Andrea Kohlrausch.
Outra marca que vem se destacando no segmento de Moda no mercado de Franchising é a Milon. No mercado desde 2006, a marca que faz parte do Grupo Kyly, maior empresa de vestuário infantil do Brasil, é conhecida pelas peças desenvolvidas com inspiração europeia, estilo clássico e detalhes exclusivos. A abertura da primeira loja da rede foi em 2010, em Joinville, Santa Catarina. De lá para cá, a expansão da marca não parou mais. A empresa adotou o modelo do Franchising e, atualmente, conta com 80 lojas físicas em operação, sendo 47 franquias e 33 lojas próprias. Para este ano, a meta da marca é abrir, ao menos, 10 novas unidades físicas de roupas infantis em diferentes regiões brasileiras, totalizando 90 pontos de venda. Hoje, além das operações exclusivas, os produtos da Milon são vendidos nas principais lojas multimarcas de todo o Brasil e em mais de 30 países.
“Encerramos 2021 com 78 lojas, sendo seis delas abertas durante o ano passado. Nos últimos anos, contamos com uma estratégia de expansão bem-sucedida. Dessa forma, estamos presentes em todo o território nacional e visamos fechar 2022 com 90 lojas em operação, abertas em diferentes cidades. Além disso, a Milon vem ganhando cada vez mais espaço, relevância e destaque em diferentes canais em que atuamos, como as multimarcas, franquias e e-commerce, e por meio da exportação para diferentes Países. Analisando o setor,observamos grande demanda por produtos de vestuário infantil com boa qualidade, design contemporâneo e preço justo, que são característicos da Milon”, finaliza o diretor executivo comercial e de marketing do Grupo Kyly, Claudinei Martins.