O presidente Lula confirmou que o governo federal construirá mais 100 Institutos Federais de ensino pelo País, sendo dois deles no ABC: um em Diadema e outro em Mauá. A declaração foi dada em entrevista ao Diário do Grande ABC. Entretanto, Lula não chegou a dar detalhes sobre os projetos.
De acordo com o presidente, durante as últimas décadas o perfil do emprego existente no ABC ficou mais parecido com o perfil das outras regiões do País, isto é, com vagas majoritariamente presentes nos setores de serviços e comércio e com menos postos no setor industrial. “Já nos meus governos anteriores observamos essas mudanças e trouxemos uma demanda da região de muito tempo, criando a Universidade Federal do ABC”, afirmou o presidente ao periódico.
Lula adiantou que os novos Institutos Federais serão frutos do que ele nomeou como um “PAC dentro PAC”, cujo objetivo seria qualificar pessoas para os “novos empregos que virão de todos esses investimentos produtivos”.
Repercussão
Nas redes sociais, o prefeito de Diadema José de Filippi Júnior comemorou o anúncio do presidente da República. “Mais uma vez o presidente Lula mostrou o carinho que tem pela nossa cidade trazendo um dos mais importantes equipamentos de educação e formação profissional”, elogiou Filippi.
Na mesma publicação, o prefeito busca a colaboração dos munícipes para a definição do local do novo equipamento federal. “Em qual bairro você quer que seja o IF de Diadema?”, indaga o mandatário, o que indica que o projeto ainda está sendo formulado.