Jornada DeepLab Mercado visa conectar startups aos grandes desafios propostos por empresas, em temas como biotecnologia, Internet das Coisas e Indústria 4.0
Estão abertas até o dia 28 de julho as inscrições da Jornada DeepLab Mercado que visa conectar as soluções de startups deeptechs aos desafios tecnológicos de empresas. O objetivo geral da jornada é apoiar o desenvolvimento tecnológico de startups do Estado de São Paulo, proporcionando a sua conexão com os desafios propostos por empresas, fornecendo conexão com pesquisadores, apoio especializado em P&DI e infraestrutura laboratorial por um período de seis meses.
Participam da iniciativa o Sebrae-SP, no âmbito do Sebrae For Startups, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas, no âmbito do IPT Open Experience, e a FIPT.
Na Jornada DeepLab Mercado, as startups aprovadas deverão se comprometer com a execução do plano de trabalho acordado com a empresa parceira e com o IPT. O plano de trabalho deverá ser executado ao longo dos seis meses, para que ela consiga solucionar os desafios de grandes empresas, aumentando assim sua competitividade e adesão do seu negócio ao mercado.
O processo seletivo será iniciado com inscrições das empresas parceiras e seus desafios e, posteriormente, seguirá com as inscrições de startups e suas soluções, em formulários próprios e separados. Serão selecionados 10 desafios tecnológicos de empresas e 10 startups deeptechs para a Jornada DeepLab Mercado.
O processo de seleção ocorrerá em três fases: seleção empresa/desafio, pré-seleção de startups e seleção final de startups.
Os 14 temas dos desafios são: biotecnologia; saúde; nanotecnologia; Internet das Coisas; Inteligência Artificial; Indústria 4.0; sustentabilidade; energia renovável; embalagens; celulose; logística; portuária; micromanufatura e materiais avançados.
A Jornada DeepLab Mercado não terá nenhum custo para as empresas parceiras e startups aprovadas. A única exceção é no caso de haver necessidade de aquisição de insumos para execução dos experimentos, ensaios e análises das startups no IPT, tais como: matéria prima, reagentes, consumíveis, ou uso adicional de hora/equipamento e de recursos humanos, que deverão ser arcados diretamente pelas startups e/ou pelas empresas parceiras em comum acordo entre elas;
Para participar da jornada é necessário submeter inscrição e ser aprovado no processo seletivo. A chamada para inscrição está publicada no site do programa, em https://www.ipt.br/openexperience/index.php/desenvolve-hardtech/