Em São Paulo e outras capitais do País já é possível prever, em poucos minutos, se um determinado ponto disponível na imobiliária para locação comercial irá garantir o sucesso ou o fracasso do negócio que se pretende instalar. Após alguns cliques, o empreendedor obtém informações detalhadas sobre o endereço anunciado: perfil da população da região, quantidade de lojas estabelecidas e faturamento médio dos negócios da área, vendas por segmento, quantidade de buscas na internet por tipo de negócio, potencial de consumo, fluxo de circulação e ticket médio por segmento, entre várias outras análises. Com base nestas informações é possível identificar o local ideal em uma determinada região da cidade para instalar o estabelecimento comercial. O match perfeito.
O motor da novidade é o algoritmo exclusivo do sistema da startup Best Spaces (https://www.bestspaces.com.br/) que tem a habilidade de identificar e analisar informações a partir de dados pré-existentes, conseguindo entregar soluções que levam em conta o contexto do negócio do lojista. Não importa o segmento – uma lavanderia, um restaurante, uma agência de turismo, um curso de idiomas, uma academia de ginástica ou uma revendedora de automóveis: o algoritmo ajuda a identificar onde o empreendimento terá sucesso, analisando mais de 600 mil endereços cadastrados na plataforma.
O modelo de negócios da Best Spaces está apoiado em quatro planos de adesão, por meio dos quais os lojistas podem identificar os imóveis ideais para os seus negócios. Informações básicas são obtidas no plano gratuito. O empreendedor obtém mais benefícios nos planos básico intermediário e profissional , que tem custos variando de R$79,99 a R$ 199,99. No plano profissional são analisados 32 indicadores relevantes para um planejamento 100% assertivo.
A estratégia é levar o lojista a uma busca cada vez mais refinada e profunda para encontrar o ponto comercial certo. ” Há bairros que por sua fama, boa infraestrutura, grande volume de imóveis residenciais ou circulação de pessoas atraem empreendedores mais do que outros . Mas nada garante que os pontos comerciais disponíveis nestes locais sejam assertivos para o negócio pretendido e o investimento pode acabar em desastre”, avalia o fundador da Best Spaces Raphael Karan.
Com investimentos recebidos próximos a R$ 1,5 milhão, a projeção do executivo é alcançar 8,8 mil usuários, com receita bruta de R$ 3,7 milhões, até o fim de 2024, e, em 2028, atingir 117 mil usuários, com receita líquida de R$ 39,1 milhões. “Este serviço pioneiro está prestes a ser uma das ferramentas mais importantes para se montar um negócio. Além disso, ele democratiza a informação, pois é acessível a todos os empreendedores”, acrescenta Karan , lembrando que, até então, apenas grandes varejistas tinham acesso às pesquisas (de alto custo), realizadas por institutos especializados, para indicar um local assertivo a um determinado negócio.