Índice Meu Crediário aponta que 7,59% das parcelas do crediário estavam atrasadas em até 90 dias no encerramento do mês, enquanto o indicador era de 7,82% em novembro
A inadimplência do crediário no varejo de moda registrou queda de 3,03% em dezembro em relação ao mês de novembro. O levantamento revela que 7,59% das parcelas do crediário estavam atrasadas entre 61 e 90 dias no encerramento do mês de dezembro, enquanto o indicador era de 7,82% em novembro. Na comparação anual houve um aumento de 32,17%, uma vez que o índice ficou em 5,15% em dezembro de 2020. Os dados em questão são do Índice Meu Crediário, pesquisa mensal que mede os níveis de inadimplência em cerca de 200 redes varejistas do país.
Realizado pelo Meu Crediário, fintech especializada no setor, o levantamento possui um nível de confiança de 95%. Vale ressaltar ainda que o índice de inadimplência de dezembro de 2021 refere-se às compras realizadas pelos consumidores em setembro e que estão atrasadas entre 61 e 90 dias. Após esse período, o cliente já é considerado inadimplente pelos órgãos de proteção de crédito.
CEO do Meu Crediário, Jeison Schneider, informa que este momento é importante para o setor varejista, mas é necessário ter cuidado. “Apesar de dezembro apresentar maior volume de compras no varejo em razão das festas de final de ano, o mês também é o período em que as pessoas recebem o 13º salário, que muitas vezes é destinado para o pagamento de dívidas. Esse é um dos fatores que levaram à ligeira queda no índice de inadimplência em dezembro. No entanto, quando olhamos para o índice de 2020, o cenário é outro em razão do impacto da inflação no bolso dos consumidores em 2021. Para o varejista, é muito importante neste momento, diante deste panorama, ajustar a régua de limite de concessão de crédito e intensificar as ações de cobrança para que parcelas atrasadas sejam quitadas. Nos próximos meses, a tendência é de que o índice sofra um aumento natural de início de ano”, detalha.
Proprietário de um sistema de gestão especializado no crediário próprio multicanal e pioneiro na modalidade ‘buy now pay later’ no Brasil, o Meu Crediário idealizou o levantamento com intuito de trazer um panorama completo sobre o desempenho da modalidade no varejo de moda brasileiro. Dentro do setor, o crediário hoje representa em média 40% do faturamento dos lojistas.
Pagamento aos lojistas
A fim de aperfeiçoar a modalidade, a fintech também lançou no ano passado o Meu Crediário Garantido, que oferece ao lojista a garantia do recebimento das parcelas do crediário, mesmo se o cliente não efetuar o pagamento. “Esse é um serviço que agrega mais tecnologia e praticidade na operação de vendas a prazo dos varejistas que já possuem crediário próprio, além de trazer maior tranquilidade para o empresário tocar o negócio”, finaliza Schneider.