Com investimento de R$ 70 milhões entre ações e dinheiro, Petz amplia seu ecossistema com a compra de 100% da marca líder de uma das categorias que mais crescem no mercado pet brasileiro: A Super Secão
O Grupo Petz, maior ecossistema pet do País, acaba de anunciar a compra da Petix, companhia líder na fabricação de tapetes higiênicos no Brasil e com presença sólida no mercado norte-americano. A transação envolve investimento de R$ 70 milhões e promove a intenção do do grupo Petz em se consolidar em mais um movimento transformacional no mercado pet nacional, fortalecendo sua atuação em uma vertical de negócios estratégica, pouco penetrada e em alto crescimento: a categoria de tapetes higiênicos.
Fundada em 2007 por Rogério Haddad e Luiz Fernando Reis Lourenço, a Petix se tornou rapidamente líder de vendas na categoria de tapetes higiênicos e uma das marcas mais reconhecidas no mercado pet no Brasil. Com uma tecnologia exclusiva e eco-friendly, a empresa ,especialmente por meio da marca Super Secão, é referência em alta performance de absorção.
Com produto diferenciado em uma categoria que cresce em ritmo acelerado, a Petix é uma empresa 100% focada na fabricação de tapetes higiênicos e fraldas para cães, e atende mais de 300 mil pets de forma recorrente. Além disso, a marca é a única que integra o processo de produção de tapetes higiênicos com o reprocessamento (despolpadora) de fraldas humanas não utilizadas para obtenção de sua principal matéria-prima, o gel absorvente. Com essa tecnologia, a empresa é capaz de reprocessar mais de 600 milhões de fraldas humanas não utilizadas por ano que seriam descartadas. Em 2021, seu faturamento bruto estimado foi de R$ 135 milhões, representando uma taxa de crescimento anual composta (Compound Annual Grwth Rate – CAGR) de cerca de 29% no período compreendido entre 2019 e 2021.
Segundo o CEO e fundador da Petz, Sergio Zimmerman, a aquisição da Petix encaminha a empresa para um maior crescimento. “Essa adição confirma nossa proposta de nos associarmos aos líderes de mercado, com diferenciais relevantes em suas áreas, trazendo novas competências para o Grupo Petz e contribuindo com a nossa visão de sermos mundialmente reconhecidos como o melhor ecossistema do segmento pet até 2025”, afirma.
A transação
A compra envolve 100% do capital da Petix, que foi avaliada em R$ 70 milhões (Valor da Firma ou EV), sendo R$ 35 milhões em ações. Caso a companhia atinja determinadas métricas, um earn-out (parcela referente ao pagamento da parte do preço de aquisição de uma empresa e vinculada aos sócios vendedores em relação aos lucros futuros da companhia) de até R$ 10 milhões poderá ser pago em três parcelas relativas ao desempenho verificado nos anos de 2023, 2024 e 2025.
Ainda sujeita à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), a negociação contempla a permanência na operação dos sócios executivos: fundador e CEO Rogério Haddad, fundador e CMO/Vendas, Luiz Fernando Lourenço, do general manager USA Krister Holm, além dos executivos-chave para a operação. Na transação os acionistas da Petix se comprometeram a não negociar suas ações por prazos contratualmente definidos (lock-up).
Fundador e Ceo da Petix, Rogério Haddad, contempla o crescimento e a junção com a Petz para sua empresa. “Fizemos o deal com a Petz porque a indústria precisa seguir inovando e desenvolvendo novos produtos para crescer – e para isso são necessários investimentos e parceiros corretos para atendermos cada vez melhor nossos clientes, seja no Brasil, seja no exterior”.
Responsável pela área de M&A e Novos Negócios da Petz, Aline Penna, enfatiza que essa adição é importante para o plano de negócios e crescimento da Petz. “Este movimento intensifica nossa atuação em um dos segmentos que mais crescem no mercado pet nacional (e internacional) pela ainda baixa penetração. A Petix é a marca com maior consciência da categoria, associada a um processo produtivo vertical e único no mundo, no qual milhões de fraldas humanas que seriam descartadas no meio ambiente são 100% reaproveitadas. Esse é inclusive um elemento vital para a qualidade superior dos produtos da empresa — que futuramente também será responsável por parte da produção dos tapetes da Zee.Dog, atualmente importados. Isso sem falar na capilaridade que ganharemos com os mais de 8 mil PDVs (ponto de venda) acessados de modo recorrente pela força de venda da Petix”, afirma Penna.
Alavancas, estratégias e sinergias
O Grupo Petz, nos últimos doze meses teve grande crescimento e fortaleceu ainda mais sua liderança no mercado nacional. Com a chegada da Petix, as duas empresas vão ampliar sinergias e alinhar estratégias para expandir a operação em cinco frentes, que entre elas estão pro exemplo, o crescimento na categoria de tapete, que registra uma penetração de apenas 10%, mas tem projeções de expansão de 4 a 5 vezes o volume de comercialização atual, a potencialização da presença da marca no maior mercado pet do mundo, o norte-americano, e também as vendas de produtos exclusivamente desenvolvidos pela Petix para a Zee.Now, com redução expressiva de custos de importação de matéria-prima e upgrade na qualidade.
“A estratégia para aquisições da Petz é e continuará sendo bastante criteriosa e seletiva – e a chegada da Petix comprova essa decisão. Com sua tecnologia exclusiva, a líder na fabricação de tapetes higiênicos é uma das marcas mais reconhecidas do setor pet. Ela vem para agregar e enriquecer ainda mais todas as nossas frentes de inovação”, finaliza Sergio Zimerman.