Baseado no cooperativismo, modelo de negócio otimiza a gestão de empresas com objetivos em comum
Produtos e serviços de diferentes segmentos estão cada vez mais recorrentes na lista de compras conjuntas. Para as empresas esse modelo de negócio está presente no crescente número de tecnologias criadas para facilitar a economia compartilhada. Não é à toa que a consultoria PwC, uma das maiores multinacionais de consultoria e auditoria do mundo, estimou que a economia colaborativa responderá por cerca de 30% do PIB de serviços do Brasil até 2025.
Equilibrar as finanças, a economia e a variedade de produtos é um dos grandes pilares da economia compartilhada. Para muitas empresas, essa é a melhor forma de ganhar competitividade no mercado. Muitas conseguem gastar menos, ganhar mais e utilizar dinheiro de maneira mais estratégica em outros setores do negócio. É o caso da franquia Farma Fórmula, de Natal, no Rio Grande do Norte. Depois de procurar a Área Central, empresa focada em compras conjuntas, a franquia economizou cerca de R$ 30 mil já na primeira compra conjunta.
Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de franquias apresentou uma variação positiva de 8,4% na receita, com um avanço de R$ 168,177 bilhões para R$ 182,381 bilhões no último ano. Essa conexão entre companhias com os mesmos objetivos de compra se chamam redes associativas. Baseadas no cooperativismo, elas são um atrativo para empreendedores que almejam unir forças.
As franquias também estão acelerando momentos que poderiam demorar bem mais para ocorrer caso fossem trabalhados em uma operação de mão única, compartilha o CEO da Área Central, plataforma você gerencia fornecedores e associados,Jonatan da Costa. “Atualmente, com mais e mais empresas disputando o mesmo nicho, os empresários precisam encontrar novas formas de pensar e fazer negócios para sobreviver. Uma dessas maneiras é a atuação em conjunto com outros players, de forma associada”, afirma. Na prática, as franquias estão conquistando novas oportunidades e benefícios e aumentando as chances contra a concorrência. As compras conjuntas fortalecem os franqueados e ajudam a superar as dificuldades em mercados diversos. Entre os principais benefícios estão a economia e variedade de produtos, planejamento e ações em grupo, troca de experiências e assertividade nas decisões.