Em 21 de março, é celebrado o Dia Mundial da Infância, data instituída pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). A data está relacionada à reflexão sobre a defesa dos direitos das crianças.
A marcação no calendário é uma oportunidade para discutir e rediscutir o acesso à Educação Básica, um dos principais direitos das crianças, e a importância de um aprendizado adequado na infância, momento em que há mais plasticidade neural, facilitando e muito o aprendizado.
Tendo em vista esse cenário, vale questionar quais as habilidades que podem ser desenvolvidas durante a infância, capazes de fomentar a formação de cidadãos globais. Algumas das competências mais exigidas no século XXI são pensamento computacional, raciocínio crítico e, principalmente, o conhecimento de uma segunda língua.
Carolina Segala, Especialista em Educação Infantil na FourC Learning, projeto voltado ao desenvolvimento profissional de educadores, explica a importância de aprender o inglês desde a infância. “Falar inglês é desenvolver a habilidade e a flexibilidade de chegar até o outro, onde quer que ele esteja, de entender a sua cultura e de contribuir para o desenvolvimento da cidadania planetária”, afirma a educadora.
A especialista comenta ainda sobre as vantagens de aprender um segundo idioma desde a primeira infância. “A aprendizagem de uma segunda língua torna-se muito mais fácil e interessante se iniciada na Educação Infantil. Quanto mais cedo, mais natural. Existem muitos benefícios em aprender um segundo idioma na infância. Estes incluem melhores habilidades de memória, melhoria na capacidade de concentração, aumento do vocabulário, entre outros. Desenvolver essas habilidades ajudará a criança a se tornarem aprendizes confiantes”, acrescenta Carolina.
A coordenadora traz mais alguns exemplos de como o inglês gera oportunidades para diversas experiências. “As mudanças no mundo moderno apresentam incentivos para aprender idiomas adicionais, visto o acesso a informação que temos hoje. Devido ao crescimento da globalização, os profissionais são desafiados a trabalhar em uma variedade de idiomas e os programas de imersão oferecem oportunidades para as famílias e para as comunidades desenvolverem as habilidades linguísticas de seus filhos e abrirem portas para o mundo”, pontua.
No entanto, para o desenvolvimento de um segundo idioma na infância, a coordenadora afirma que é necessário que os professores sejam preparados para desenvolver esse conhecimento. “É essencial que os professores compreendam as diferenças no processo de aprendizado infantil, além de conhecer os marcos de desenvolvimento infantil. Ensinar vocabulário de forma lúdica e estimular a prática oral do idioma de maneira natural e significativa incluindo jogos, músicas, histórias e atividades práticas são iniciativas que estimulam a participação ativa das crianças”, explica.
Tratando das ferramentas que podem ser utilizadas para despertar esse processo, a especialista pontua alguns recursos. “Livros na língua alvo que apresentem histórias cativantes, aplicativos educativos que ofereçam jogos, desafios, exposição a músicas, brincadeiras e interações no idioma.
Além disso, Carolina conclui, destacando a necessidade de incentivo dos pais às crianças durante essa etapa de aprendizagem. “O apoio dos pais em seu primeiro idioma é extremamente necessário para proporcionar aos seus filhos experiências que aprimorem seu desenvolvimento e alfabetização. Ler todos os dias, envolvê-los em atividades nas quais precisem aprimorar essas práticas é realmente benéfico de várias formas”, finaliza.
FourC Learning – Criada a partir da expertise da FouC Bilingual Academy, escola bilíngue com 15 anos no mercado, a FourC Learning nasceu da necessidade de compartilhar métodos e conhecimentos educacionais por meio de cursos e projetos voltados ao aprimoramento e desenvolvimento de gestores e educadores. O projeto oferece desenvolvimento profissional a partir de formações e consultorias personalizadas para grupos ou escolas, disseminando as práticas aplicadas na FourC Bilingual Academy para além dos muros da escola, pensando nas necessidades específicas de cada instituição.