Ideia é projetar o setor de bares e restaurantes em Ribeirão Pires, Mauá e Rio Grande da Serra
Como membro do conselho do Sehal (Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação do Grande ABC), César Ricardo dos Santos Ferreira, que é representante do setor para Ribeirão Pires, estende sua atuação para Mauá e Rio Grande da Serra. Empresário do ramo de restaurante, ele quer projetar as três cidades como polo gastronômico, unindo os estabelecimentos do segmento em torno de projetos comuns.
Sócio de conhecido restaurante em Ribeirão Pires, o Canoa Quebrada, o César do Canoa, como é chamado, sabe identificar, com propriedade, as demandas do setor. Empreendedor há mais de 30 anos no ramo, vai levar a sua experiência para apoiar e consequentemente impulsionar o setor gastronômico nesses locais que, na sua opinião, sempre foram relegados a segundo plano em relação aos outros municípios da Região, especialmente em questão de políticas públicas.
“Quero viabilizar projetos como festivais gastronômicos, fortalecer e unir as três cidades dentro de um objetivo. Ribeirão Pires não tem vida noturna no setor, portanto, há mercado para definir points e estimular o consumo e frequência dos moradores que se deslocam para outros locais por falta de opção. Além de facilitar a vida do frequentador, a ideia é também atrair visitantes, sejam de cidades vizinhas ou de outros locais”, aponta César.
De acordo com ele, cada cidade tem uma característica a ser estimulada. Ribeirão Pires tem ainda como atrativo o fator natural por ser uma estância turística e bares e restaurantes que estão dentro do traçado da Rota do Peixe, tradicionalmente no Riacho Grande, em função da Represa Billings.
Já Mauá e Rio Grande da Serra possuem estabelecimentos com características comerciais, que atendem basicamente a demanda local para refeições, mas que podem ser explorados. “Se trata de um comércio com tradição, qualidade e que tem potencial pra mostrar um cardápio bem elaborado, especialmente em Rio Grande”, aposta o empresário.
Segundo ele, Mauá oferece uma gastronomia consolidada nas áreas de fast food dentro dos shoppings com estabelecimentos de grandes redes. Já o point noturno na cidade tem como referência a Avenida Portugal, com opção de bares e restaurantes.
“Então, dá pra unir tudo isso e projetar um polo gastronômico. Afinal, as cidades juntas somam mais de 650 mil habitantes”, explica.
Voz das cidades
Além de empresário do setor gastronômico, César traz na bagagem a experiência do poder público. Já foi secretário de Turismo e participou de projetos como o Boulevard Gastronômico, Festival do Chocolate, Parque Oriental, o Plano Diretor de Turismo, que garantiu o título de Estância Turística à cidade.
Agora, com o objetivo de ser a voz das três cidades em Brasília, lança seu nome como pré-candidato a deputado federal. “São cidades-irmãs que sempre ficaram em segundo plano no campo político. Quero defender as causas que conheço a fundo, como o empreendedorismo, o desenvolvimento econômico e turístico e lutar por reformas e recursos federais que contemplem, além da minha base nas três cidades, todo o ABC e o Estado de São Paulo”, disse.