Matera lidera atualmente projetos com o intuito de ampliar acesso à educação e ajudar jovens a ingressarem no mercado de trabalho
O mundo corporativo passou a olhar além do business para agregar valor, tornando visível sua missão e valores enquanto companhia. Isso aproxima o público, que está cada vez mais consciente na hora de escolher seus relacionamentos – seja por consumo, trabalho, contratação de parceiros etc. Muito antes do ESG ganhar notoriedade, a prática já fazia parte do dia a dia da Matera. A empresa de tecnologia com foco em soluções e produtos financeiros, atualmente, lidera diversos projetos sociais com o intuito de oferecer capacitação profissional para a comunidade, assim como compartilhar o presidente, Ricardo Chisman.
“Promovemos ações sociais desde 2011 e, com isso, já alcançamos aproximadamente 26 mil pessoas. Faz parte da missão da Matera contribuir para capacitação e inclusão de pessoas no mercado de trabalho, só assim conseguimos ajudar a construir um futuro melhor para todos”, conta.
No mês de março a empresa está promovendo o Bootcamp Black Edition, um curso online e gratuito de tecnologia voltado para profissionais da comunidade negra e parda, dando a oportunidade de aprendizagens em DevOps, Customer Care e Agilidade. O programa tem como objetivo o compartilhamento de conhecimento dos instrutores da Matera para com a comunidade.
A primeira edição, em janeiro de 2021, abordou temas como Agilidade, API’s Rest e Testes de Software para todas as pessoas que se inscreveram, em Setembro de 2021, a Matera ofertou o curso exclusivamente para mulheres, estudantes, recém formadas e atuantes nas áreas de Arquitetura de Software, Desenvolvimento Java e Customer Care.
No mesmo ano, iniciaram também o projeto Mentorar para Transformar, em parceria com o Instituto Joule, para que 10 profissionais recebessem treinamento e fossem mentores de 10 alunos de uma escola estadual de Campinas, para ingressar no mercado de trabalho de tecnologia.
Outra ação liderada pela companhia é o Educa+, projeto que oferece aulas de inglês e informática para alunos de creches parceiras da empresa. Com a pandemia, os professores continuaram as aulas de maneira remota.
Inclusão
Pensando também em inclusão, uma das maiores conquistas foi a criação do Matera Inclusiva e Orientação Inclusiva, ambos tem o objetivo de treinar jovens com deficiência intelectual e/ou síndrome de down para o mercado de trabalho.
O Projeto Adoção Afetiva também é uma parceria de sucesso, já que em 2019, a Matera conseguiu, por meio da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, apadrinhar a Escola﹒Estadual Profº Luiz Gonzaga Horta Lisboa, na qual já promoveram diversas ações, como: workshops para os professores e gestores, a fim de contribuir com práticas pedagógicas. Além de melhorias na infraestrutura, como a reforma da biblioteca que até então existia num espaço improvisado e a construção de uma sala de informática.
Mais de 600 livros infanto juvenis foram doados para compor a biblioteca e, especialmente, incentivar o hábito da leitura em pré-adolescentes, que precisam melhorar a pontuação em índices medidos pelas secretarias de ensino. Além disso, realizaram concurso de desenho entre os 500 alunos da escola, com o tema “Escola do Futuro: a tecnologia e o nosso compromisso com o meio ambiente”, que gerou uma participação efetiva dos alunos.
Nos próximos meses, a Matera pretende inaugurar seu próprio instituto que por meio de projetos educacionais visa intensificar as capacitações para o mercado.”Teremos mais projetos, além de desenvolvermos novas parcerias para ampliar o nosso leque de atuação, especialmente com relação à educação, pois acreditamos neste legado que podemos deixar no mundo, afinal, através dela transformamos vidas”, afirma Chisman.