Consolidação da educação continuada no meio digital é resultado de rápidas mudanças
Levantamento realizado pelo Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB) e pela Associação Brasileira de Startups do Brasil (Abstartup), que consolida dados coletados entre 2019 e 2021, mostrou que as edtechs, empresas que utilizam tecnologia para criar soluções inovadoras para a área de educação, cresceram 26% durante a pandemia da covid-19. Só em 2021, já representavam 5,7% das startups de maior destaque no Brasil, e segundo o Distrito Report, as edtechs devem movimentar, globalmente, mais de US$ 350 bilhões até 2025,
CEO da DNA Conteúdo, desenvolvedora de escolas online que traz um olhar disruptivo para as experiências de educação, Eduardo Mitelman, informa que as edtechs também tiveram que se adaptar à pandemia. “Processos de onboarding, feedbacks, treinamentos e outras atividades educacionais corporativas que eram realizadas sempre presencialmente, tiveram que se adaptar às telas do celular e do computador na casa dos colaboradores”, explica.
Revolução nos processos educacionais corporativos
As edtechs trazem a transformação dos métodos de aprendizado por meio da tecnologia, utilizando meios como a robótica, e-learning, gamificação, Inteligência Artificial (IA) e, como no caso da empresa de Eduardo, o edutainment, que é a junção do entretenimento com a educação. Ele oferece aos clientes um leque de opções que passa por soluções e ferramentas como screen training, academia online, transmissão ao vivo, infográficos, vídeos institucionais/onboarding, cine aula, reality training, além de um serviço exclusivo que oferece ao cliente corporativo a possibilidade de criar seus próprios vídeos com qualidade profissional.
“Por meio de nossas experiências de aprendizagem digital, fazemos a ponte entre o conteúdo e o público que o negócio deseja impactar. Com isso, temos dois grandes objetivos: fazer com que o colaborador de fato aprenda e trazer resultados consistentes para os nossos clientes, criando experiências inovadoras de aprendizado, atrelando as metas do negócio ao treinamento”, aponta Eduardo. E ainda completa: “A gente acredita que os treinamentos corporativos precisam sempre estar vinculados a metas, e esse é um grande diferencial nosso”, finaliza o executivo.
A pesquisa FIA Employee Experience (FEEx) confirma a importância da educação corporativa. Entre os lugares incríveis para trabalhar, segundo a pesquisa, 91% adotam práticas formais nesse sentido, enquanto entre todas as empresas participantes da pesquisa esse número é de 65%, o que mostra a importância das edtechs no meio organizacional.