Diadema faz planejamento para o Polo de Cosméticos

Entidades que apoiam o Polo de Cosméticos estiveram reunidas hoje com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SEDET) para planejar os trabalhos dos próximos meses junto a indústrias, microempreendedores e comerciantes

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de Diadema (SEDET) esteve reunida hoje na sede da CIESP com entidades que apoiam o Polo de Cosméticos, para planejar ações a serem realizadas junto às empresas do polo nos próximos meses. Estiveram presentes representantes do Senai Diadema, Senai São Bernardo, Senac São Bernardo, ACE Diadema, Sebrae Diadema e da Fatec.
“Queremos entregar para a população uma cidade muito forte na questão dos cosméticos,” afirmou a secretária municipal da SEDET, Patty Ferreira, abrindo a reunião. “Temos muito potencial para trair mais empresas do ramo para o município e não só isso, mas tudo o que está ao redor desse ramo: empresas de plástico, de matéria prima, de tecnologia, de desenvolvimento, profissionais qualificados etc. É muito importante então este diálogo para agregar outros atores e ficarmos mais fortalecidos. Hoje, Diadema vive da indústria, é 44% da nossa arrecadação, e são 28 indústrias que fazem parte do Polo de Cosméticos junto com milhares de microempreendedores e comerciantes do setor que ajudam a fazer de Diadema a Cidade da Beleza. E esse título já está trazendo novas empresas do setor para a cidade.” 
“Essa área de comércio e serviços pode se beneficiar muito da parceria com o Sebrae, o Senac e a ACE, assim como o Senai pode auxiliar diretamente as indústrias,” pontuou Paulo Barbosa, secretário adjunto da SEDET. “Por isso estamos aqui, para ouvir o que vocês têm a oferecer, quais as suas ideias e, principalmente, o que a prefeitura pode fazer para ajudar.” Paulo lembrou que já há uma proposta de criar grupos de trabalho para aprofundar estas e outras questões de forma mais dinâmica e eficiente.
Dentre os temas levantados, destacaram-se a importância de grupos de trabalho voltados para regulação, formação e vigilância sanitária; uma discussão aprofundada sobre distribuição e compras de produtos produzidos localmente; cursos de aprofundamento de presença digital; formações oferecidas pelas empresas utilizando seus próprios produtos a profissionais da cidade; cursos específicos para funcionários de empresas do polo; e a criação de um boletim. 
Para Lúcia Bueno, responsável pelo Polo de Cosméticos junto à SEDET, o encontro foi ótimo. “Ainda este ano vamos conseguir avançar em vários pontos e já começar o ano que vem colhendo alguns resultados,” concluiu. 
Próximas reuniões gerais e de grupos de trabalho já foram marcadas para o próximo mês.

26 de outubro de 2022