Dia Mundial da Segurança dos Alimentos

Uma em cada 10 pessoas adoece por ano, em razão do consumo de alimentos contaminados. Essa realidade está presente em todos os continentes do planeta e um levantamento da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) aponta que mais de 200 doenças são causadas pela ingestão de produtos contaminados com bactérias, vírus, parasitas ou substâncias químicas (metais pesados).
 

Nesse sentido, o Dia Mundial da Segurança dos Alimentos, celebrado no dia 7 de junho, completa a quarta edição, com objetivo de chamar atenção para importância de prevenir, detectar e gerenciar riscos de origem alimentar. Vale destacar que a efetividade de ações sanitárias deve ter apoio de toda sociedade, sejam os consumidores, empresas de alimentação, redes varejistas, fábricas e indústrias.

Em 2022, o tema de reflexão será “Alimentação segura, Melhor Saúde”, a fim de demonstrar que a segurança dos alimentos deve estar presente desde o campo até a mesa das famílias. Outro fator que estará em debate é a urgência de mudança nos hábitos alimentares, priorizando vegetais, frutas e alimentos minimamente processados.
 

Por esse motivo, os organizadores do evento, instituições ligadas à Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), destacam em um guia orientativo, a responsabilidade de cada ente da sociedade, no sentido de promover uma alimentação segura para toda a sociedade, confira:
 

Governos:

– Promovam a colaboração multissetorial

– Programas de apoio público devem focar em alimentos saudáveis e seguros

– Projetem políticas sólidas e pratiquem uma gestão adequada.
 

Empresas de alimentos:

– Acompanhem os compromissos relacionados à segurança dos alimentos

– Promovam a cultura de segurança dos alimentos

– Cumpram as normas alimentares internacionais
 

Instituições de ensino e locais de trabalho:

– Apoiem a educação em segurança dos alimentos

– Promovam a manipulação segura dos alimentos

– Envolvam as famílias.
 

Consumidores:

– Mantenham-se informados e promovam a segurança dos alimentos

– Pratiquem a manipulação segura de alimentos em casa

No Senac EAD, profissionais do setor de alimentação têm a oportunidade de aperfeiçoarem os conhecimentos em cursos livres e de extensão universitária, além de especializações focadas na segurança dos alimentos. Conheça nosso site e saiba mais sobre as opções de aprendizado.
 

Sobre o Senac EAD 

Com 75 anos de atuação em educação profissional, o Senac foi pioneiro no ensino a distância no Brasil. A primeira experiência nesta modalidade se deu em 1947 com a Universidade do Ar, em parceria com o Sesc, que ministrava cursos por meio do rádio.

A partir de 2013, com o lançamento do portal Senac EAD, a instituição ampliou a sua atuação em todo o país. Hoje, oferece um amplo portfólio de cursos livres, técnicos, de graduação, pós-graduação e extensão a distância, atendendo todo o Brasil e apoiados por mais de 350 polos presenciais para avaliações.
 

Acesse aqui a programação completa de cursos do Senac EAD. Há também um portfólio diversificado de cursos presenciais que podem ser conferidos no portal da instituição.