A configuração tradicional de família como pai, mãe e filhos, está longe de ser a única. Para as empresas preocupadas em se posicionar de forma diversa e inclusiva, algumas datas comemorativas passaram, necessariamente, por uma revisão. Afinal, diversidade e inclusão exigem atitudes coerentes das organizações.
Muitas já optam por celebrar o Dia da Família no lugar de Dia das Mães ou Dia dos Pais. A data, 15 de maio, foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1993. “É uma forma de valorizar todos os tipos de parentalidade e formação de famílias. Alguns não querem ter filhos, mas têm pets, outros têm plantas. Alguns foram criados pelos avós, não têm pai e nem mãe. Outros têm dois pais ou duas mães. O importante mesmo são os laços afetivos”, destacou a head de gente e gestão Márcia Yoshida, da Prestex, referência em Logística Emergencial B2B.
Na empresa, a data será lembrada com um mimo para reforçar os vínculos. Todos ganharão um Kit de Ingredientes para preparar um jantar especial em família. Os colaboradores que ficam remotos em outros estados receberão um voucher refeição. Até mesmo os pets foram lembrados, com biscoitos incluídos nos kits.
“Nosso propósito na Prestex é criar um ambiente de trabalho no qual as pessoas se sintam livres e confortáveis para serem quem são. Acreditamos que profissionais com histórias e pontos de vista diferentes contribuem para a criatividade e inovação, uma importante fonte de valor para a empresa”, destacou a head Márcia Yoshida.
A analista de projetos da Prestex, Ana Paula Rotta, de 24 anos, já planejou como irá comemorar o Dia da Família proposto pela empresa: “Eu e minha noiva faremos um ‘churras’ com a sogra e uma ligação para a mamãe”. Ana, que está há dois anos na Prestex, apoiou a iniciativa da empresa: “Celebrar datas como essa é uma oportunidade valiosa para reconhecer e honrar todos os tipos de famílias, incluindo aquelas que não se encaixam no conceito tradicional. Minha família, que é formada por laços afetivos e inclusivos, é um belo exemplo disso”, ressaltou Ana Paula.
Impacto Positivo – A diversidade vai além do gênero e idade das pessoas, ela engloba etnia, necessidades especiais, opção sexual, religiões, crenças, classe social, estado civil… Integrar de forma acolhedora essas diferenças impacta positivamente o resultado do negócio, contribuindo com a atração de novos colaboradores e com o comprometimento dos atuais.
Uma pesquisa, realizada entre 2022/2023, pelo Instituto Ethos, com a participação de 199 empresas brasileiras de diferentes portes e setores, revelou que as companhias estão avançando na promoção da diversidade e inclusão: 96,48% já possuem uma área, instância (comitê ou pessoa responsável) por garantir a implementação de ações de promoção da diversidade, equidade e inclusão e 94,47% das empresas incluíram os temas no planejamento estratégico da companhia.