Operadora de planos de saúde utiliza ferramentas para atrair e valorizar talentos internos, e modelo tem funcionado; Dados da Glassdoor da companhia mostram que 83% das pessoas recomendam a empresa como um lugar para se trabalhar
A gestão remota, bem como a atração, desenvolvimento e retenção de talentos, principalmente em empresas que adotaram o home office, deixaram de ser pontos de atenção e se tornaram cruciais na missão de garantir o bem-estar e engajamento do time.
Mas como viabilizar tudo isso? Utilizando ferramentas tecnológicas. Primeiro: para que seja possível, mesmo que à distância, entender o que acontece em cada área, o que é preciso otimizar e o que cada colaborador está sentindo – e no que quer se desenvolver. Segundo: para que esse processo de identificação de melhorias ocorra de maneira mais ágil, e o profissional de RH tenha tempo para executar as melhorias necessárias, ao invés de ficar preso em processos manuais.
A Sami, operadora de saúde com foco em pequenas e médias empresas (PMEs) e em profissionais liberais, por exemplo, investe cada dia mais em ferramentas e benefícios para proporcionar melhores condições pessoais e profissionais para seus funcionários. Para se ter uma ideia, por meio da Qulture Rocks é possível entender o sentimento de cada um a cada semana, alinhar temas a serem discutidos em reuniões individuais. O Slack viabiliza conversas por mensagem para evitar reuniões excessivas. Com a Voxy é possível oferecer aulas de inglês aos profissionais. E além desse acompanhamento voltado ao desenvolvimento profissional – e muitas vezes pessoal com a proximidade entre as pessoas mesmo que online -, há também as plataformas de bem-estar, saúde mental, e a plataforma da própria Sami – que conta com um time de saúde 24h à disposição – que garantem um cuidado integral com o colaborador.
Para Sofia Kaloustian, gerente de pessoas da Sami, a tecnologia tem sido uma grande aliada do profissional de recursos humanos para facilitar a rotina de trabalho. “Implementamos ferramentas para processos de admissão, de gestão de pessoas, avaliações e pesquisas, ferramentas para recrutamento, entre outras. Isso nos ajudou em nossos fluxos internos, mas vimos também como estender isso ao colaborador por meio dos benefícios”, afirma.
Como resultado desse olhar mais atento às pessoas e com a implementação de processos tecnológicos, a empresa ampliou de maneira sustentável seu quadro de 15 para 566 funcionários em dois anos. Segundo dados do Glassdoor, 83% das pessoas recomendam a operadora como um lugar para trabalhar, com uma evolução do eNPS de 51 para 75,7, no primeiro semestre de 2022.
“Com o trabalho remoto, o time cresceu quase 30 vezes, com colaboradores espalhados pelo Brasil e pelo mundo. Isso só foi possível porque, além de ouvirmos nossos funcionários, escutamos o que está ao nosso redor, vemos o que está acontecendo no Brasil e no mundo, e focamos em avançar de forma inteligente e escalável, tomando decisões baseadas em dados e eficiência, mas sempre pensando em pessoas”, conclui a gerente de pessoas, reforçando a importância da cultura tech humanizada.
Atualmente a Sami está com vagas abertas para o time de tecnologia.