Coca-Cola é líder em estudo inédito sobre marcas de alimentos e bebidas mais consumidos fora do lar

1ª edição do Brand Footprint Out Of Home mostra bom desempenho de marcas que apostam na omnicalidade

Neste momento em que o consumo fora do lar começa a se recuperar, mas com um cenário econômico ainda desafiador, a Kantar, líder global em dados, insights e consultoria, lança sua 1ª edição do Brand Footprint Out Of Home 2022, com um ranking das marcas mais consumidas fora do lar em 2021.

Para chegar ao resultado do estudo, é usada uma métrica original batizada de Consumer Reach Point (CRP), que mensura quantas famílias compram produtos de determinadas empresas e com que frequência isso ocorre.

Após três anos de pesquisa desse mercado fora do lar, a Kantar chegou a uma análise que mostra que marcas que apostam na diversidade de canais vêm se destacando. As que estão no topo do ranking são encontradas em canais de venda tradicionais e até nos informais (ambulantes), e foram os que mais cresceram em penetração ano passado em comparação a 2020.

Dados do último Consumer Insights da Kantar mostram que a alta dos preços levou a uma mudança de hábito de consumo entre os brasileiros, que passaram a trocar refeições completas, que em média custariam R$ 43,94, por lanches ou petiscos, com tíquete médio 4 vezes menor. Isso é apontado também no ranking Brand Footprint, que traz no topo da lista marcas de petiscos e biscoitos.

No top 5 do ranking, apenas as marcas de salgadinho ganharam CRPs: Torcida, na 3ª posição, com 40 milhões de CRPs, aumento de 300% em relação a 2020, e Cheetos, no 5º lugar, com 28 milhões, crescimento de 255% em comparação a 2020.

Na liderança do ranking aparece mais uma vez a Coca-Cola, com 166 milhões de CRPs, uma queda de 10% em relação a 2020; no 2º lugar está a Lacta com 53 milhões, se mantendo estável na comparação com 2020, e em 4º está a Bauducco, com 44 milhões, uma retração de 23% versus 2020.

Outros destaques do ranking são também marcas de biscoitos e salgadinhos, comprovando que marcas que apostam na omnicalidade, indulgência e praticidade, a preços mais acessíveis, foram as que mais ganharam penetração e frequência nesse cenário econômico de crise.

O estudo mostra ainda que frequência de compra é o maior desafio para as 50 maiores marcas, com 39 delas sofrendo redução em comparação a 2020.

Bares e restaurantes ganharam mais penetração com a reabertura em 2021, porém o canal Ambulante ganha presença com o crescimento do mercado informal, e os compradores mais jovens, de 18 a 29 anos, foram os que mais movimentaram o mercado de consumo fora do lar.

Brand Footprint Out Of Home 2022 entrevistou 3.105 consumidores das regiões Norte+Nordeste, Leste + Interior do Rio de Janeiro, Grande Rio, Grande SP, Interior de SP, Centro-Oeste e Sul, que responderam, diariamente, questões no aplicativo da Kantar. Este grupo representa 47 milhões de consumidores. Foram consideradas mais de 160 marcas.

13 de julho de 2022