Por Cristiane Mancini*
O carnaval no Brasil eleva em até 40% os lucros dos setores de comércio e serviços sobretudo em cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Minas Gerais e Pernambuco.
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) houve uma perda financeira dem torno de R$ 3 bilhões, 46% a menos se comparado ao período pré-pandemia.
A celebração em anos pré-pandemia costumava ser responsável por cerca de 95% da ocupação da rede hoteleira e com a suspensão do carnaval deixou de criar 75 mil empregos.
Para que o carnaval ocorresse de alguma forma em 2022, os estados utilizaram diferentes formatos de acordo com as suas realidades orçamentárias.
No caso de São de Paulo, a verba foi originária do orçamento público que girou em torno de R$ 56,6 bilhões, R$ 14,4 a mais do que 2020 (fonte: SPTuris).
Já o Rio de Janeiro recebeu investimentos públicos e privados, no valor de R$ 45 milhões. A expectativa é de que tenha gerado R$ 4 bilhões na economia carioca, impactando positivamente na renda e emprego local.
Em Salvador, o investimento público de R$ 13 milhões destinado ao carnaval foi suspenso (fonte: Superintendência dos Estudos Econômicos e Sociais da Bahia) e o carnaval foi financiado exclusivamente por investimentos privados.
Por fim, Pernambuco declarou o cancelamento do carnaval deste ano destinando os recursos financeiros ao auxílio de entidades, grupos, artistas e ambulantes que desempenharam algum tipo de atividade na data festiva. Também foi anunciado o “Circuito carnaval: Fomento à cultura” projeto de incentivo à realização de eventos municipais e editais para eventos multiculturais. Destinando, assim, em torno de R$ 1,186 milhão.
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) o carnaval terá um faturamento próximo à R$ 6,45 bilhões (antes da pandemia girava em torno de R$ 9,5 bilhões).
Esse ano o setor cervejeiro viu na data festiva uma grande oportunidade de divulgação e de promoção ainda maior dada a queda de 16,4% em fevereiro de demanda pela bebida sobre o mesmo período de 2021. O setor enfrenta um período difícil já que 38% dos empresários do setor mencionam operar no prejuízo além de lidar com a inflação e altos custos das faturas de energia e aluguéis.
Enquanto ocorria o carnaval no Brasil, o ministro da Economia Paulo Guedes realizava reuniões com bancos de investimentos e investidores nos Estados Unidos.
E voltando ao carnaval, quanto uma escola de samba ganha ao ser campeã? O valor em 2022 gira em torno de R$ 56.,607 milhões (fonte: SPTuris). Te parece uma boa recompensa?
*Cristiane Mancini é economista e mestre em economia pela PUC-SP, docente universitária e autora de livros sobre Economia.