Primeira franqueadora de imobiliárias do Brasil a ser conduzida exclusivamente digital proporciona agilidade na venda
O mercado imobiliário se recuperou rapidamente dos reflexos deixados pela pandemia. O setor se mostrou resiliente com o aumento das vendas de imóveis e aluguéis, crescimento do financiamento e crédito imobiliário, além do lançamento de empreendimentos por todo o Brasil.
Análise da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi) estima que no ano passado o setor movimentou cerca de R$ 11 bilhões em vendas no Brasil, com um Valor Geral de Vendas (VGV) em torno de R$ 99 bilhões. Somente na cidade de São Paulo o volume de negócios chegou em torno de 30%.
Com números expressivos para o mercado imobiliário, a tendência é que o setor continue em alta nos próximos anos, o que despertou o interesse para que novos negócios direcionados aos corretores de imóveis surgissem. Como é o caso da Bikasa Negócios Imobiliários que acaba de migrar para o franchising.
A marca, que nasceu em Itapema (SC), é comandada pelos empreendedores Felipe Wichmann e Alberto Schaffer. Além de fazer parte da holding de franquias Grupo Wichmann, hoje com mais de 10 anos de experiência no mercado de franquias e mais de 500 franquias comercializadas em todo o Brasil.
100% digital
A ideia do negócio surgiu após Felipe patrocinar um dos maiores eventos do mercado imobiliário, o Conecta Imobi 2019. Por estar à frente do mercado de franquias há oito anos e administrar uma rede com serviços de seguros imobiliários, viu uma sinergia entre os dois negócios. No ano seguinte, com o início da pandemia, várias empresas tiveram que reformular o negócio e migrar para o digital.
“Convidei um amigo de infância, o Alberto, para ser meu sócio e em seis meses montamos o modelo de negócio. Abrimos uma unidade piloto em Itapema e pouco tempo depois em Porto Belo outra cidade de Santa Catarina. A Bikasa já nasceu formatada para franquia 100% on-line, focada no corretor de imóveis autônomo”, diz Wichmann.
Ela é a primeira franquia imobiliária do Brasil a operar exclusivamente digital, sendo que o modelo de negócio proporciona agilidade na venda, redução de processos e custos fixos, além de maior rentabilidade por parte do corretor que ganha 100% de comissão.
“Somos uma proptech, ou seja, uma startup do mercado imobiliário. Montamos nosso plano de negócios juntamente com a Bloco.digital, empresa especializada na transformação de negócios imobiliários no Brasil. Trabalhamos ainda com o que tem de mais atual em termos de tecnologia e sistemas no mercado digital, poupando tempo e gastos para os corretores. Entregamos todas as ferramentas para o nosso corretor, como CRM com funil de vendas, site, assessoria jurídica, assessoria de marketing específica, entre outros”, conta o executivo.
A Bikasa tem disponível no seu banco de dados para compra e venda de espaços, imóveis como loteamentos, galpões, terrenos, casas e salas comerciais. São mais de 6 mil itens na sua base para venda em todo o Brasil.
Felipe reflete que as imobiliárias e os corretores de imóveis terão que se reinventar o quanto antes, já que a pandemia acelerou o processo de transformação digital na qual a tendência é que as pessoas conduzam esse tipo de negócio remotamente, sem a necessidade de espaço físico para atender o cliente. “O cliente na maioria das vezes faz a primeira busca pela internet, então os corretores devem estar também nesse mesmo lugar e ainda ter o conhecimento de como vender on-line. Estamos falando de um caminho sem volta, pois assim o corretor consegue atender maior número de clientes, já que o modelo tradicional de captação ativa é desgastante e tem alto custo de tempo, além de gerar poucos resultados”, afirma.
Modelo de negócio
A Bikasa trabalha com três modelos de negócios home office, o que difere um do outro é o valor do investimento em mídias digitais, ou seja, o tráfego pago.
Prata: A taxa de franquia é de R$ 7.997,90, à vista. Há ainda R$ 600,00 de abertura da empresa + R$ 2 mil de capital de giro, totalizando investimento inicial de R$ 10.597,90. O franqueado terá o custo de R$ 350,00 de taxa mensal de marketing e sistemas. Nesse modelo é possível faturar mensalmente em torno de R$ 60 mil por mês em comissões, com retorno previsto entre 2 a 4 meses. Indicado para região de 100 mil habitantes. Indica-se ainda o investimento em tráfego para captação de leads a partir de R$ 799,00/mês, anúncios padrão para a região do franqueado.
Ouro: Investimento inicial de R$ 12.597,90. Nesse formato a taxa de franquia é de R$ 9.997,90, à vista. Há ainda taxa de marketing e sistemas de R$ 400,00 mensal. Para aumentar a captação de leads na internet a rede indica investimento a partir de R$ 2 mil por mês que será direcionado ao tráfego de captação, bem como anúncios padrão para região, mais anúncios de imóveis agenciados e exclusivos, além de anúncios na página Zap Imóveis e Viva Real. O faturamento mensal pode girar em torno de R$ 100 mil, com prazo de retorno estimado entre 2 a 4 meses. Esse modelo é indicado para regiões acima de 100 mil habitantes.
Diamante: Já o modelo Diamante a taxa de franquia é de R$ 14.997 à vista. Totalizando investimento inicial de R$ 17.597. A franquia também solicita mensalmente R$ 500,00 de taxa de marketing e sistemas, além de indicar o investimento a partir de R$ 5 mil para captação de leads, anúncios padrão para a região de atuação, anúncios customizados dos imóveis agenciados e exclusivos, e também anúncios na página Zap Imóveis e Viva Real. O faturamento mensal para esse modelo de negócio pode girar em torno de R$ 150 mil, com prazo de retorno entre 3 e 5 meses.
Em todas as modalidades, além da taxa de franquia mencionada acima estima-se mais R$ 600,00 de abertura da empresa + R$ 2 mil de capital de giro.
Felipe pontua que os ganhos da comissão nas vendas e aluguel serão recebidos na sua totalidade pelo franqueado. No caso, o franqueado recebe 100% do valor das comissões. O que é cobrado são os royalties, que será da seguinte forma: 10% do VGV; 2% para locação anual do Valor Geral do Aluguel (VGA), e 3% para locação por temporada do VGA direcionado a taxa de royalties.
“Por exemplo, uma venda de imóvel de R$ 1 milhão a comissão média recebida pelo franqueado será de 5% (R$ 50 mil), para royalties serão pagos R$ 5 mil (10% do VGV). Para locação de um imóvel anual de R$ 3 mil mensal, os royalties serão de 2% mensal (R$ 60,00), e para locação por temporada de R$ 500 a diária, tendo como referência a 10 dias (R$ 5 mil), os royalties serão de 3%, totalizando R$ 150,00”, explica o diretor executivo.
Ganhos recorrentes
Entre as vantagens do modelo de negócio proposto pela Bikasa está a possibilidade de ganhos recorrentes, ou seja, tudo que o corretor indicar em serviços ou produtos na plataforma ele ganhará até 10% da comissão.
“Como o Grupo Wichmann possui outros negócios no segmento de seguros e financeiro a ideia é unificar todos os produtos, como a possibilidade de o franqueado trabalhar com seguro e consórcio imobiliários, além de alguns tipos de seguros como fiança locatícia, residencial, predial, condomínios, entre outros. Há ainda financiamento de imóveis com mais de 10 bancos, empresas de arquitetura e empresas de móveis da sua região que o franqueado vai poder indicar”, relata.
Suporte
Entre os diferenciais da Bikasa está o suporte da franqueadora que oferece academia de estudos em EAD aos investidores, bem como treinamentos e cursos, uma plataforma educacional mais completa do mercado em parceria com o Conecta Imobi, com cursos e conteúdos 100% online para que o franqueado se torne um profissional capacitado e mais competitivo no mercado.