Em celebração aos 50 anos do videogame, exposição resgata a história de nove gerações de videogames, desde o primeiro do mundo, de 1972, até os modelos atuais
No ano em que o videogame completa meio século de vida, o Atrium Shopping (Rua Giovanni Battista Pirelli, 155 – Vila Homero Thon) recebe o Museu do Videogame Itinerante, com a “Exposição 50 anos de videogames”. A atração, que é gratuita e acontece de 5 a 20 de março, mostra a evolução do jogo eletrônico e apresenta mais de 350 consoles, de todas as gerações, para serem apreciados, além de muita interatividade para o público.
São dezenas de títulos antigos e atuais para jogar, que contam com simuladores de corridas, torneios, controles gigantes, realidade virtual, e as áreas PlayStation 5, Xbox Series e Nintendo Switch. Os visitantes também podem jogar em alguns videogames que fizeram história, como o Telejogo Philco-Ford, Atari 2600, Odyssey, Nintendinho 8 bits, Master System, Mega Drive, Sega CD, Super Nintendo, Neo Geo, Panasonic 3DO, Turbografx, Nintendo 64, Game Cube, Sega Dreamcast, Xbox, Playstation 1, PlayStation 2, entre outros.
De acordo com o curador do Museu do Videogame, Cleidson Lima, entre as relíquias estão o primeiro console fabricado no mundo, o Magnavox Odyssey (criado pelo engenheiro alemão, naturalizado norte-americano, Ralph Baer), de 1972; o Atari Pong (primeiro console doméstico da Atari), de 1976; o Fairchild Channel F (primeiro console a usar cartuchos de jogos), de 1976; o Telejogo Philco Ford (o primeiro videogame fabricado no Brasil), de 1977; o Nintendo Virtual Boy (primeiro a rodar jogos 3D), de 1995; o Vectrex (console com jogos vetoriais que já vinha com monitor), de 1982; o Microvision (primeiro portátil a usar cartucho), de 1979 e o R.O.B (robozinho lançado juntamente com o Nintendo 8 bits), em 1985. Além das ilhas de antigos, o Museu do Videogame Itinerante também tem espaço para as novas gerações de consoles.
Para aqueles que curtem dançar e suar a camisa, uma outra atração no evento é o palco Just Dance. Nele, o jogador é desafiado a imitar os mesmos movimentos de dançarinos profissionais virtuais e, assim, alcançar a melhor pontuação no ranking do evento. Os mais bem colocados podem inclusive participar do concurso Just Dance, no dia 20 de março, da Ubisoft, e faturar brindes e prêmios.
Outro momento mais aguardado é o concurso de Cosplay, que acontece no dia 19 de março, e convida os fãs a se caracterizar e interpretar seus personagens preferidos de anime (animações japonesas), mangá (quadrinhos japoneses) ou videogames.