Valter Moura Júnior foi oficializado como presidente da Associação Comercial de São Bernardo do Campo (ACISBEC) em 22 de julho, após reunião com membros da diretoria da instituição. Ele permanecerá à frente de uma das maiores associações comerciais do estado de São Paulo até o fim deste mandato, em 2024.
Moura Júnior certamente não planejava assumir a entidade desta maneira. Ele era o vice-presidente e teve que assumir o comando da ACISBEC após a morte do então presidente, Valter Moura, seu pai. Moura faleceu em função de uma parada cardiorrespiratória em 25 de junho, aos 75 anos.
Após a diretoria ratificar o nome de Moura Júnior na Presidência até 2024, a redação da Negócios em Movimento entrou em contato com o novo presidente para obter mais detalhes sobre os planos para o futuro da entidade. Confira, abaixo, o bate-papo:
Negócios em Movimento (NM): Quais serão as pautas prioritárias do mandato do senhor?
Valter Moura Júnior (VMJ): Uma das prioridades será desenvolver ações específicas para atrair e trazer empresários para dentro da Associação. Para tanto, algumas iniciativas serão colocadas em prática como o Café com o Presidente. Mas também serão continuados os projetos de oficinas, cursos e palestras voltados ao empreendedorismo e também para qualificar os colaborados das empresas do setor do comércio. Serão mantidas parcerias com o Sciredi e Sebrae, além de outros. Também é nossa missão manter diálogo com os poderes públicos, seja na esfera municipal, estadual e federal.
NM: De maneira geral, quais estão sendo as maiores demandas dos comerciantes da cidade que estão chegando para a Associação?
VMJ: Em geral as demandas de maior interesse do comércio são as relacionadas à recuperação de crédito, além de linhas de crédito, capacitação e busca por aprimoramento dos negócios.
NM: Sabemos da importância que as datas temáticas possuem para os lojistas. Na semana que vem, teremos o Dia dos Pais. Qual a expectativa da ACISBEC para as vendas relacionadas com a data?
VMJ: É uma data comemorativa importante para o comércio e a primeira temática do segundo semestre, tradicionalmente com maior movimento em relação aos primeiros seis meses do ano. Em geral, o Dia dos Pais aquece o movimento de vendas e neste ano, a expectativa de é aumento de cerca de 8% em relação ao ano passado.
NM: A Associação pretende colocar em prática alguma ação para incrementar as vendas no comércio local para a data?
VMJ: Serão mantidos os programas de cursos voltados para a qualificação do atendimento pelos profissionais do comércio.