Empreendedora de São Bernardo do Campo aposta em serviço diferencial
A Associação Comercial e Industrial de São Bernardo do Campo (ACISBEC) lembra a importância das mulheres empreendedoras em função do Dia Internacional da Mulher, que será comemorado na terça-feira (8). Muitas apostaram nesse caminho, seja por necessidade, oportunidade ou para se reinventar. Dados do GEM (Global Entrepreneurship Monitor), que pesquisa a atividade no mundo, indicam que o Brasil tem mais de 30 milhões de mulheres empreendedoras.
Sibele dos Santos Souza é parte desse universo. Enfermeira aposentada, e professora universitária com pós-graduação em psiquiatria, decidiu partir para o empreendedorismo. Depois de pesquisar vários mercados, optou por um serviço de franquia de autosserviço. Em novembro de 2021 abriu a Laundromat Lavanderia Self-service, na avenida Prestes Maia, no Centro de São Bernardo, como sócia-proprietária.
“Não é fácil, são diversos gastos, mas agora no terceiro mês, já vamos pagar as contas e despesas com o faturamento. Apesar de toda dificuldade, – levamos três meses para adaptar o local, conforme o padrão da franquia – é bem vantajoso. Ser dona do próprio negócio é muito gostoso, você não precisa dar satisfação pra ninguém e faz o seu horário. Como quase todas as mulheres, tenho as demandas de afazeres domésticos, com a casa e família, porém tenho autonomia para administrar o planejamento e o meu tempo da forma como eu puder ou quiser”, comentou Sibele.
De acordo com ela, a lavanderia já conta com clientes assíduos que optam pelo serviço em função da facilidade e pelo diferencial. “Fico satisfeita com a utilidade do trabalho que oferecemos. Com o sistema de autosserviço, o cliente cuida das suas próprias roupas, que não são misturadas com outras. Ao contrário, ficam higienizadas e desinfetadas. Eu que sou da área de saúde sei da importância desses cuidados com procedimentos adequados. Há ainda a vantagem de não precisar passar, é só dobrar em cima do balcão que disponibilizamos ou pendurar em cabides. Assim, o cliente já leva tudo pronto, apenas pra guardar quando chega em casa.”, afirmou.
No local, o preço da lavagem e secagem depende da quantidade. Um cesto cheio, com capacidade para cerca de 30 camisetas custa cerca de R$ 18,00 para lavar e R$ 18,00 para secar. Há também produtos disponíveis como o sabão e amaciante, que são dosados na quantidade adequada às lavagens.
Crédito – Para a ACISBEC, o empreendedorismo feminino é uma realidade e que tende a aumentar, apesar dos desafios. E se coloca à disposição para apoiar os negócios, especialmente os pequenos, por meio de uma grade de cursos e workshops realizados presencialmente ou on-line, em parceria com a inciativa privada e poder público.
Além disso, disponibiliza, em parceria com a ACCREDITO, uma linha de crédito 100% digital para a mulher empreendedora em todo o Estado de São Paulo. As taxas são especiais para a mulher que é MEI (microempreendedora individual) há pelo menos 12 meses. As condições de pagamento são facilitadas em 36 parcelas, com até nove meses de carência e sem necessidade de garantia física.