Valter Moura Júnior*
A ACISBEC (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo do Campo) considera que o Dia da Indústria, 25 de maio, é uma oportunidade para destacar a importância desse setor para a economia local e nacional, além de reconhecer os trabalhadores e as empresas que contribuem para o desenvolvimento da Região.
O momento, porém, é de também refletir sobre os desafios e oportunidades que o setor enfrenta, especialmente em meio a mudanças tecnológicas e econômicas globais. Apesar de tudo, a ACISBEC tem o orgulho de representar o segmento na cidade, que foi reconhecida como o berço da indústria automotiva e teve papel fundamental na industrialização brasileira. A cidade conta com grandes montadoras como a Scania, Mercedes-Benz e Volkswagen, empresas que contribuíram significativamente para a prosperidade econômica.
Pelo importante histórico da indústria e consequente desenvolvimento econômico e social, a ACISBEC reforça a sua atuação ao lado da iniciativa privada. E, apesar das transformações necessárias, deseja que o setor alcance um rumo vertiginoso para a retomada.
Além do setor automotivo, São Bernardo do Campo também abriga empresas de diversos outros segmentos como metalurgia, química, plásticos, eletroeletrônicos, entre outros.
A ACISBEC tem acompanhado, porém, a chegada de novas indústrias, os investimentos em áreas como tecnologia, inovação e educação. Essas iniciativas visam fortalecer ainda mais a posição de São Bernardo do Campo como um importante centro industrial e econômico não apenas regional, mas também nacional.
São Bernardo tem atraído também o turismo de compras como a recente inauguração do Outlet Imigrantes, na saída 23 da Rodovia dos Imigrantes, principal ligação entre a Capital e o litoral. Esse tipo de empreendimento sempre levou brasileiros aos Estados Unidos ou para outras cidades e Estados no País, e agora atrai consumidores para cá.
Com mais de 100 operações em 18 mil metros quadrados de área construída e 1,5 mil vagas de estacionamento, o empreendimento deve gerar mais de 7 mil empregos, portanto fomentando a economia da Região.
Foi também a indústria que dinamizou o nosso comércio. São Bernardo tem quatro shoppings e grandes redes supermercadistas no formato atacarejo. Sem contar a Rua Marechal Deodoro, principal corredor comercial e que abriga variedade de estabelecimentos, além do comércio de bairros.
A cidade tem ainda forte presença de comércio de veículos devido a sua história ligada à indústria automobilística. Concessionárias e revendedoras de carros novos e usados são encontrados em diversos locais. Soma-se a isso a Avenida Kennedy, que é ponto de referência de entretenimento para a Região.
Em resumo, São Bernardo é vibrante e diversificada, desde o começo da sua história e que teve como propulsora a indústria.
*Valter Moura Júnior é presidente da ACISBEC (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo do Campo)