Segundo o IBGE, o varejo alimentar deve crescer 8,6% em 2024 e já é possível ver essa perspectiva ganhando força depois do Dia das Mães. De acordo com um levantamento feito pela IZIO&Co, a mais completa solução de conexão de todas as pontas da cadeia varejista com o shopper, com 40 redes (somando 358 lojas), o setor registrou um aumento de receita de 14,4%, na comparação com o mesmo período em 2023.
Do total de unidades avaliadas, quase 80% tiveram crescimento acima da inflação dos últimos 12 meses. Essa disparada foi impulsionada, principalmente, por uma elevação de 14,5% no ticket médio e 14,1% na quantidade de itens por compra, o que demonstra um consumo maior por parte dos clientes.
Em contrapartida, a pesquisa revela uma queda de 0,1% no número de vezes que o consumidor efetuou uma transação . Ou seja, o dado indica que, ainda que os shoppers tenham gastado mais e comprado mais produtos na ocasião, o total de vendas foi ligeiramente menor do que o registrado na data comemorativa em 2023.
Para Rodrigo Matheus, CMO & CPO da IZIO&Co, essa pequena redução pode estar atrelada a uma dificuldade dos varejistas em adquirir novos clientes no Dia das Mães, desafio que pede por soluções como o cashback. “Os programas de fidelidade incentivam o shopper a retornar à loja mais vezes em um espaço curto de tempo, para realizar novas compras com desconto. Com isso, o estabelecimento também consegue vender mais e elevar as suas margens de lucro”, explica.
A fala do executivo é corroborada por diversas pesquisas que destacam como a categoria vem crescendo constantemente no país pela sua capacidade de atrair e reter clientes. A própria IZIO&Co realizou um outro levantamento que, ao analisar 1,4 milhão de consumidores e 20 varejos, concluiu que o cashback promove um aumento de 83,5% dos gastos nas compras, 57,5% na frequência de ida às lojas e 17,6% no ticket médio.