Projeto “Cozinha & Terapia”, em São Bernardo, oferece tratamento para seletividade alimentar
A seletividade alimentar de muitas crianças é um tema que preocupa pais e mães. A recusa por certos alimentos pode acontecer por inúmeros fatores como, por exemplo, por problemas psicológicos, fobias sociais, alterações no paladar, insistência dos adultos na alimentação, dificuldade para mastigar, engolir ou até mesmo problemas físicos. Para entender como tratar essa disfunção e ajudar as famílias nas melhores soluções, a Clínica interdisciplinar ARTE PSICO, localizada em São Bernardo do Campo, apostou no conhecimento e lançou o projeto “Cozinha&Terapia”.
O “Cozinha&Terapia” foi criado pela psicopedagoga Thainara Morales e pela coordenadora e psicóloga Beatriz Martinelli. “Foram muitos meses de estudos e cursos para a estruturação dos planos alimentares. Além disso, contamos com o suporte nutricional para a preparação dos alimentos e uma cozinha em nossa clínica que poderá ser utilizada com as crianças”, explica Morales.
A cozinha dentro da clínica ARTE PSICO foi construída para que a criança possa trabalhar junto com seus terapeutas a questão da alimentação. “Conhecer os alimentos e os processos de preparo é uma parte fundamental do tratamento para reduzir a seletividade alimentar”, conta a psicopedagoga. No projeto “Cozinha&Terapia”, o paciente recebe um plano de tratamento e um diário alimentar único. A família é orientada com os procedimentos para iniciação, manutenção e continuidade. “É importante reforçar que contamos com uma equipe multidisciplinar externa e interna que acompanha todo o processo”.
A instituição
A ARTE PSICO é uma clínica interdisciplinar especializada em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) focada em Intervenção Comportamental Intensiva (ICI), Pesquisa, Saúde e Educação. Com sede em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, o local já atendeu mais de 800 crianças de 0 a 16 anos. A clínica promove um trabalho interdisciplinar entre profissionais das áreas de Psicologia, Psicopedagogia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Musicoterapia, Psicomotricidade, Fisioterapia, Equoterapia e Neuropsicologia.
A fundadora da ARTE PSICO é Thainara Morales, pedagoga, pós-graduada em psicopedagogia clínica e institucional, pós-graduada em análise do comportamento aplicada, com MBA em gestão de pessoas, liderança e psicologia positiva e mestranda em neurociências. Para saber mais acesse o site.