A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo realizou, na manhã desta quinta-feira (14), em Mauá, a 18º audiência pública para discutir o Orçamento 2024 do Estado de São Paulo. Na ocasião, a Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC apresentou demandas da região.
O presidente da entidade regional, Aroaldo da Silva, falou sobre a importância das políticas para os polos de desenvolvimento econômico. “A política dos arranjos produtivos locais também é fundamental para nossa região”, comentou.
Seguindo na pauta do desenvolvimento econômico, o presidente falou sobre a perda de empregos e a diminuição da renda dos trabalhadores e trabalhadoras, ocasionados também pela desindustrialização. Para Aroaldo da Silva, o desemprego gerou a proliferação dos Micro Empreendedores Individuais, os MEIs, que precisam de uma política especial.
“Com o desemprego, assistimos a proliferação da criação dos MEIs no ABC, então precisamos ter uma política em especial sobre o Microempreendedor Individual, pensando uma política para o ABC e o Estado”, destaca.
A necessidade do debate sobre tecnologia e inovação também foi apresentada pela entidade regional. “Se a gente quer desenvolver o Estado e o ABC, é preciso discutir tecnologia e inovação”, concluiu o presidente da Agência.
Durante os meses de agosto e setembro, a Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Assembleia percorrerá 26 municípios para colher as principais demandas da população com o objetivo de ouvir e levar propostas para a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) estadual, a ser votada neste ano.