Com o início do ano e suas diversas promoções, plataforma permite às marcas maior conversão de vendas, acesso a um número gigante de consumidores de forma simultânea e maior interação com o público
O mês de janeiro é conhecido tradicionalmente pelo início da temporada das grandes liquidações, nas quais o varejo aproveita o momento para aplicar descontos em produtos de coleções anteriores que não foram vendidos durante o Natal e, ao mesmo tempo, atrair novos clientes.
Uma das ferramentas mais adotadas pelas lojas, tanto físicas quanto online, para criar momentos e oportunidades especiais para os consumidores nessa época do ano, é o live commerce, modalidade de comércio virtual que vem ganhando cada vez mais espaço no varejo, sendo uma realidade no planejamento de marketing das grandes marcas.
Por meio de vídeos ao vivo, as marcas potencializam as vendas desses produtos em promoção, interagindo em tempo real com quem está do outro lado da tela, promovendo uma verdadeira experiência de compra, como se o consumidor estivesse dentro da loja.
Segundo a CEO da Mimo Live Sales, Monique Lima, que trouxe a modalidade de vendas ao país e adequou o live commerce à realidade do mercado brasileiro, tendo o desconto como um dos grandes atrativos das transmissões. “Através do desconto, o número de vendas daqueles produtos que ficaram parados no estoque no final do ano pode aumentar e, em uma live commerce, é possível atender milhares de consumidores de forma simultânea”.
Última chamada
Nesse mês de janeiro, um dos destaques que favorece o live commerce é, no setor da moda, o prelúdio da “última chamada” para a renovação de coleção, principalmente para as marcas que trabalham com coleções sazonais. “Depois da temporada de liquidação, as empresas já têm que trabalhar as coleções cápsula de Carnaval e, logo em seguida, fazer a troca delas e apresentar as peças novas para o Outono”, avalia Monique.
O live commerce deve ter um importante papel em um cenário que manter os bons números obtidos pelo varejo no fim do ano passado. Segundo dados de uma pesquisa feita pela Cielo, empresa de meios de pagamento, as vendas do varejo cresceram 3% em dezembro na comparação com o mesmo período de 2020, diante de um Natal mais forte para o setor.
Alto potencial de conversão de vendas
Além do alto potencial de alcance do público, o live commerce oferece uma taxa elevada de conversão de vendas se comparada ao e-commerce tradicional, que ainda tem uma penetração baixa na América Latina, em torno de 9%, enquanto esse percentual é de 40% na China e 20% nos Estados Unidos.
O fato desse sistema oferecer uma experiência mais pessoal que o digital, de acordo com a CEO da Mimo, ajuda a aumentar a confiança do consumidor. “O apresentador da live chama o consumidor pelo nome, o que ajuda a criar um vínculo maior nessa relação de compra. Isso faz com que quem está do outro lado da tela interessado em comprar o produto tenha mais confiança na qualidade do que está sendo adquirido e a entrega do item na casa dele”.
Segundo Monique, a Mimo já realizou lives commerces com conversão média entre 7% e 15%. “Algumas chegaram a atingir até 30% em alguns segmentos específicos, o que torna essa modalidade interessante para essa temporada de descontos”. Outro aspecto diz respeito ao índice de trocas, que nesse sistema é bem menor perto de outros canais de venda – principalmente o e-commerce. “O consumidor tem a oportunidade de tirar suas dúvidas finais ao vivo antes de fechar a compra, algo que o e-commerce não oferece”, aponta.
Para tornar a experiência de contato ao vivo com os consumidores bem-sucedida, a Mimo oferece sua plataforma para basear a live da marca, dotada com tecnologia de ponta. Além disso, a empresa presta suporte durante toda a jornada, desde a seleção do host, roteiro, dinâmica e conteúdo, até a entrega de um relatório final de performance. “O que oferecemos, com a nossa tech, é uma otimização de tempo para o consumidor que pode comprar do conforto de sua casa como se estivesse dentro da loja, e, para a marca, as vendas em escala. A marca pode usar a nossa tech White Label e fazer as transmissões no seu próprio site, ou app, tudo isso acompanhado de nosso curso sobre como vender em uma live. É simples e bem plug&play”, explica a executiva.
Marcas que batem cartão no live commerce
Várias marcas que já incorporaram o live commerce em sua rotina para alavancar as vendas adicionaram a temporada de descontos em seu calendário. Desde marcas de moda como a C&A, que realiza lives todas as quintas-feiras, até marcas como a Biossance, focada em beleza. Companhias focadas em outros mercados que até então não se imaginavam fazendo vendas na internet, agora também são adeptas do live commerce, a exemplo da Bayer e a Yes We Grow.