Instituição é a maior financiadora de compra de imóveis do Brasil e até setembro do ano passado registrou um aumento de 27,9% em crédito imobiliário
Segundo os últimos dados públicos divulgados pela instituição, a Caixa Econômica detinha um estoque de financiamento no setor imobiliário de 542 milhões de reais em setembro do ano passado. Até esse mesmo mês, a Caixa concedeu 104 bilhões de reais em crédito imobiliário, registrando um aumento de 27,9% em comparação ao ano anterior.
De acordo com o presidente-executivo da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, o banco estatal prevê aumento de 10% das concessões de empréstimos para compra de imóveis em 2022.”Vamos crescer 10% e superar 150 bilhões de reais em concessões”, afirmou o presidente executivo em entrevista à Reuters.
Especialista em aquisição de imóveis e CEO da Escodelar Inteligência Imobiliária, Rafael Scodelario, contextualiza que as linhas de crédito imobiliário do banco estatal impactam diretamente o mercado imobiliário. “A Caixa Econômica detém a menor taxa de financiamento de imóveis do Brasil. A instituição também lidera o financiamento de moradias populares, com o programa Minha Casa Verde e Amarela (antigo Minha Casa Minha Vida) e realiza os ‘feirões da casa própria’, que oferecem linhas de financiamento que atendem todas as faixas de renda familiar”.
O crédito imobiliário teve forte crescimento entre 2020 e 2021 em decorrência da queda da taxa SELIC à mínima de 2% ao ano. Embora a economia mundial continue em clima de incerteza devido a pandemia do coronavírus, o mercado imobiliário brasileiro conta com boas previsões para o ano de 2022.