Segundo levantamento da ClearSale empreendedores sofreram mais que o dobro de ataques cibernéticos em relação a 2020
Com a chegada da pandemia e a acelerada migração dos brasileiros ao ambiente digital, os golpes cibernéticos se tornaram cada vez mais comum. De acordo com estudo realizado pela ClearSale, empresa referência em soluções antifraude nos mais diversos segmentos, revelou que as tentativas de fraudes junto a esses profissionais cresceram 172% em 2021, no comparativo ao ano anterior. Um dos fatores que justificam este aumento é a disponibilidade pública para as consulta dos dados cadastrais que ficam em sites oficiais do governo, facilitando a obtenção dos insumos para tentativa de golpes. O levantamento aborda todos os portes de empresas no Brasil.
Segundo o Head de Threat Intelligence (Chefe de Inteligência de Ameaças) da ClearSale, Roberto Achar, pessoas que cometem fraudes são pessoas que querem grandes retornos com pouco trabalho. “Fraudadores são pessoas que buscam maior retorno com menos esforço, e o uso de dados de empresários para fraudar acabam sendo interessantes, uma vez que se espera um potencial maior de compra e crédito comparado a média da população”, afirma.
Como prevenção, o executivo recomenda que as empresas tenham o hábito de analisar internamente possíveis ações fraudulentas e ter profissionais especializados para apoiar nesse processo, além de redobrar o cuidado com senhas e links estranhos recebidos via aplicativos de mensagens, SMS ou e-mail.
“Os golpistas estão sempre se aprimorando e buscando formas de encontrar lucro rápido e fácil. O aprimoramento de ferramentas e a procura por meios eficientes de proteção devem, sempre, crescer no mesmo ritmo”, conclui Achar.