O resultado do mais recente Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), da Confederação Nacional da Indústria (CNI), interrompe uma sequência de três meses de descrença que marcou o período entre março e maio de 2023. De acordo com levantamento feito junto a 1.382 empresas entre 1º e 7 de junho, o Índice de Expectativas subiu 1,3 ponto, passando para 53,5 pontos, número que indica mais otimismo da indústria para o segundo semestre do ano.
Um dos setores que vem registrando aquecimento é o de embalagens de papelão ondulado, considerado, inclusive, termômetro da economia. De acordo com a última prévia do Índice Brasileiro de Papelão Ondulado (IBPO), da EMPAPEL, a expedição de caixas, acessórios e chapas de papelão ondulado alcançou de 340.284 toneladas no mês. O volume é superior a todos os demais meses de maio da série histórica, iniciada em 2005.
Na Mazurky, indústria do segmento, instalada em Mauá, na região do Grande ABC, a produção tem sido em ritmo intenso, principalmente aos setores de eletrônico e farmacêutico.
Na análise da CNI, apesar das expectativas positivas, a atividade industrial tem sido muito prejudicada pelos juros altos. O diretor da Mazurky, Eduardo Mazurkyewistz, endossa a observação. “É necessário um olhar sensível a essa questão, pois é um dos grandes entraves para impulsionar a indústria brasileira, que tem potencial e contribuição tão significativos para a economia do país”, salienta.