Dia dos Namorados movimentará R$ 67 milhões este ano no Grande ABC 

Os gastos com presentes neste Dia dos Namorados serão menores no Grande ABC, refletindo em queda na movimentação financeira em geral. Isso se deve sobretudo à substituição das lembranças.

A compra de presentes para o próximo 12 de junho deve girar R$ 67 milhões nos sete municípios, representando declínio de pouco menos de 3% em relação ao ano passado. Quando descontada a inflação de 4,18% nos 12 meses anteriores até abril, o giro financeiro deverá ser 6,5% abaixo do ano passado, segundo Pesquisa de Intenção de Compras (PIC) da Universidade Metodista de São Paulo.

O preço médio que consumidores da região estão dispostos a desembolsar por presente é de R$ 223. Comparado com os R$ 208 registrados no ano passado, houve aumento nominal de 6,8%. Considerada a inflação de 12 meses acumulada até abril, o preço médio real aumentou apenas cerca de 2,5%.

Já em relação aos gastos planejados (restaurantes, passeios, presentes etc) para a data, os entrevistados pretendem desembolsar R$ 256. Em comparação com 2022, quando o gasto planejado foi de R$ 270,3, registra-se queda nominal de 5,1%. Considerando a inflação até abril, houve queda real de aproximadamente 8,5%.

Parcela das compras deverá ser realizada via internet, o que não necessariamente provocará acréscimo de recursos movimentados no comércio no Grande ABC. As compras on-line devem chegar a 40% das expectativas com movimentação de compras.

Também a troca de itens influencia no total geral menor. Os vestuários continuam à frente dentre as lembranças mais procuradas (38,5%), porém mais de 20 pontos percentuais abaixo de 2022. Perfumes e cosméticos (18%) ampliaram cerca de 6 pontos percentuais na preferência do consumidor. Tanto os preços médios dos vestuários como dos cosméticos tiveram elevação maior que a média da inflação no último ano. 

Especialmente os vestuários subiram 15,64% na Região Metropolitana nos 12 meses encerrados em abril, segundo o IPCA. Isso pode ter influenciado parte da substituição. Por exemplo, cestas de café da manhã (7,4%) e flores (5,7%) ampliaram a participação como presentes preferidos.

Namoradas com menos presentes

“Apesar do desempenho acima do esperado da economia brasileira no primeiro trimestre, com crescimento do PIB de 1,9%, a lenta retomada da renda média do trabalho, a ampliação do endividamento da população e a redução do estoque de poupança ajudam a compreender a redução na disposição a gastar”, comenta professor Sandro Maskio, coordenador de Estudos do Observatório Econômico da Metodista.

Namoradas (20,1%) e esposas (10%) perderam para namorados (37,8%) e esposos (21,6%) na preferência de quem será presenteado.

7 de junho de 2023