CDL e ABC Valley debatem Lei da Inovação em São Caetano do Sul

O encontro virtual reuniu o líder da comunidade ABC Valley e o presidente da CDL SCS com objetivo de discutir o formato revolucionário que a Lei da Inovação financia projetos para a cidade

Após a realização da primeira edição do StartupON ABC Valley 2022,  Alexandre Damasio, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de São Caetano do Sul, participou da segunda etapa do projeto em uma live realizada em parceria com o ABC Valley para debater o formato revolucionário que a lei municipal nº 5.822, conhecida como Lei da Inovação, financia projetos inovadores e startups em São Caetano do Sul. O bate-papo também contou com a presença do líder da comunidade ABC Valley, Henrique Padua. 

Em vigor desde 2019, a lei oferece aos novos empreendedores que possuem um projeto, produto inovador ou inteligente, a carta de anuência mediante a avaliação realizada pelo Sistema Municipal de Inovação (SMI). A partir do documento emitido, as startups podem acessar as empresas privadas que fazem parte do sistema de inovação e os empreendimentos financiadores serão isentos em 10% no imposto municipal. 

A expectativa é que a implantação do Sistema Municipal de Inovação (SMI) faça com que São Caetano fique na rota de empresas de tecnologia e inovação, além de estimular a instalação dessas empresas no município.

Para Alexandre, presidente da CDL, ter incentivos como esse no município permite que  o ABC chegue mais perto de ser protagonista no mercado econômico brasileiro: “A CDL é apoiadora e participante desse projeto porque vê, assim como a implantação da estrutura para operação de 5G na cidade, o financiamento inteligente pela iniciativa privada proporcionando uma política pública inteligente, o SMI deve ser divulgado e trabalhado exaustivamente para captar novas empresas para a cidade”, garante. 

Ainda segundo Alexandre, a CDL cumpre um papel fundamental durante todo o percurso para fazer a lei dar certo. “Nós e o ABC Valley estamos presentes em todo processo para que todos aqueles que possuem um projeto consigam se beneficiar da Lei da Inovação. Nosso papel é oferecer todo suporte na captação de startups e aprimorar os procedimentos para o andamento das inscrições”, finaliza.  

Cadastro

Empresas, entidades, organizações, pessoas físicas e instituições sediadas na cidade de São Caetano do Sul que tiverem interesses em fazer parte do SMI, poderão realizar a inscrição gratuita até 31 de dezembro no site: https://desenvolve.saocaetanodosul.sp.gov.br

Após a realização, os cadastrados passam a ser elegíveis para o sistema de incentivo fiscal. 

15 de setembro de 2022